Por que ninguém lê poesias? Porque o poeta não tem razão, muito menos a solução, para coisas mundanas como acabar com a corrupção.
Por que ninguém lê poesia? Porque a claridade, a realidade, a obesidade não interessam ao poeta, mas as pessoas esperam que interceda por elas, quando chegar a hora certa.
Por que ninguém lê poesia ? Porque não interessam ao poeta, o preço da carne ou a verdade da lucidez. Interessam-lhe sim a cupidez , a loucura, a embriaguez.
Por que ninguém lê poesia? Porque a poesia não está na epiderme, mas no cerne de quem a vê. O leitor de hoje só olha pra fora tentando adivinhar o futuro; não pra dentro de si, pois sempre tem medo do escuro.
Por que ninguém lê poesia? Porque o leitor de hoje é um ser imediatista, quer ter nas mãos uma lista das obviedades que possa consultar.
Por que ninguém lê poesia? Porque o leitor procura na epiderme dela as belezas que pretende encontrar, porém poetar é muito mais complexo, significa usar várias máscaras na arte de manipular.
Por que ninguém lê poesia? Porque a poesia arrebenta com as convicções e é, por vezes, atemporal, porém os donos desse mundo louco trataram de fazê-la dispensável embotando o raciocínio para que acreditemos ser ele concreto e sempre atual.
Por que ninguém lê poesia? Porque o homem de hoje nada lê, prefere a rapidez da internet ou a repetição idiota da tevê.
Por que ninguém lê poesia? Porque nela existe divisão de classes, o leitor verá rimas ricas e rimas pobres, como também lerá versos simples e versos nobres. Essa diversidade tem sua explicação, acabar com a monotonia na diferenciação.
Por que ninguém lê poesia? Porque muita gente só quer diversão, porém a temática geralmente abordada estimula mais a reflexão.
Por que ninguém lê poesia? Porque o leitor mais apressado acredita que é obrigação do poeta falar apenas de amor. Ele não tem o direito e o dever de falar do que quer que seja ou seja lá quem for.
Prof. Luiz Cláudio Jubilato