Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Criar leitores estimula leitura no interior de São Paulo
Livros deixados em lugares públicos, como praças e parques, chamam a atenção da população e estimulam novos leitores. A 4ª edição do Projeto “Criar Leitores” vem crescendo e neste ano chegou às cidades de Ituverava e Franca
sexta-feira, 25 de abril de 2014

Desde os mais desconfiados aos mais receptivos, não houve quem não se interessasse pelos livros deixados nas praças, parques e espaços públicos das cidades de Ribeirão Preto, Ituverava e Franca, no interior de São Paulo no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro. A atenção despertada pelas obras, como se tivessem sido “esquecidas”, demonstrou mais uma vez o sucesso do Projeto “Criar Leitores”, promovido pelo Criar Língua Portuguesa e Redação, que neste ano chegou a sua 4ª edição. A ação, que ainda continua, tem o objetivo de estimular a leitura coletiva e aproximar cada vez mais a população da cultura literária.

O projeto surpreende justamente pela forma inusitada como os livros são distribuídos. Eles são deixados em pontos de grande circulação de pessoas nas cidades, como se tivessem sido “esquecidos”. Fica a opção de levá-lo para casa ou não. A reação de quem passa e se depara  com os livros é impressionante. Alguns ficam muito curiosos, aproximam-se de forma acanhada; outros aproveitam a oportunidade inédita e levam o livro para casa. As pessoas gostaram da iniciativa. “Infelizmente, no Brasil, os livros ainda são muito caros e, se você tem a oportunidade de ter acesso a obras, como essas, fica mais fácil gostar de ler”, foi o que disse Maria Gabriela Benedini, uma das pessoas que aprovou o projeto e garantiu seu exemplar logo no primeiro dia.

Entre os exemplares incluídos na campanha estão obras literárias para todos os gostos e idades. O Criar Leitores pretende atingir o maior número de pessoas possível. “Neste ano o projeto ganhou novos parceiros, além de alunos, ex-alunos, pais de ex-alunos, sebos e escritores independentes, que colaboraram com mais de 200 exemplares”, aponta o professor de Língua Portuguesa e diretor do Criar, Luiz Cláudio Jubilato. O Sebo da Nove, loja que comercializa livros usados em Ribeirão Preto, é um dos colaboradores. Segundo o proprietário da empresa, Gustavo de Falco, é importante apoiar causas como essa. “Sempre destinamos uma parte do nosso estoque para doação e, quando conhecemos esse projeto, não tivemos dúvida em ajudar”, conta o empresário. 

Em Franca, o projeto também ganhou o apoio da livraria Parlenda, que doou 25 livros. Para o empresário Eduardo Gotti Gomes, a ação é um atrativo a mais para estimular o hábito da leitura na cidade. “Encontrar um livro, como se ele tivesse sido perdido, é uma ação muito inusitada. E isso, com certeza, fará com que as pessoas comecem a ler mais. Acreditamos nesse fator atrativo”, destaca.

Moradora de Sertãozinho, Carla Cristina de Freitas, estava visitando Ribeirão Preto justamente durante o período da campanha e, ao se deparar com um dos livros na rodoviária, se surpreendeu e afirmou que vai levar a ideia para sua cidade. “Achei muito interessante e criativo. Lá em Sertãozinho temos pouco acesso a livros gratuitos e por isso me surpreendi quando recebi um aqui na rodoviária”, revela.

Como participar
Quem ainda encontrar um dos livros do Projeto Criar Leitores pela cidade, poderá reconhecê-lo pela etiqueta, com instruções adesivadas na contracapa e levá-lo para casa. Porém, após a leitura, deve assumir o compromisso de continuar a corrente do projeto, deixando-o em um lugar de grande circulação para que outra pessoa o encontre. O projeto continua e a equipe do Criar ainda fará distribuição dos livros na cidade, enquanto houver exemplares para serem distribuídos.

Quem quiser colaborar com a ação, ainda poderá doar alguns livros no Criar Ribeirão Preto – Rua Lafaiete, 939, Centro.

 

  SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!
ENVIE SEU COMENTÁRIO

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO


COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Eventos
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com