Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Comentários sobre a prova de redação da Unicamp (texto 2)
domingo, 15 de janeiro de 2017

(Prof. Luiz Cláudio Jubilato)


PRIMEIRO: SEGUIR À RISCA AS INSTRUÇÕES
A) Apresentar "marcas" claras, em algum momento, de que realiza um trabalho VOLUNTÁRIO na biblioteca "A Barca dos livros" e estabelecer uma espécie de diálogo com possíveis parceiros tentando convencê-los da necessidade de manter uma instituição tão importante aberta ao público. Pessoas que realizam esse tipo de trabalho geralmente possuem um nível intelectual mais elevado, pois sabem da necessidade de manter uma instituição como essa.
B) O motivo que leva o candidato a escrever o texto é o possível fechamento da dita biblioteca por falta de apoio financeiro, portanto o apelo é dirigido "principalmente" a pessoas de nível social, intelectual e financeiro mais elevados.
C) Apresentar o "histórico" e as "ações" da biblioteca É CRUCIAL para conseguir o intento de mantê-la aberta.
D) Novamente temos um "receptor universal", pois o texto ficará no site da biblioteca, portanto os argumentos devem ser convincentes, mas o linguajar não pode ser hermético.
SEGUNDO: CUIDADO COM O GÊNERO
A) O gênero exigido precisa ter duas características fundamentais: ser didático e incisivo, isto é, tem que explicar e, ao mesmo tempo, tem que convencer o leitor. É um texto "apelativo", não um texto "chorão" (passional).
B) Apesar de ser um texto propagandístico, o candidato terá de redigir praticamente um "manifesto" para convencer as pessoas a ajudar a manter a biblioteca funcionando.
TERCEIRO: ELENCAR.
A) todas as qualidades que a biblioteca possui, tudo o que ela realizou durante toda a sua existência.
B) o fato de se voltar para as crianças e o aconchego com que são recebidas nesse espaço.
C) salientar que ela só está funcionando devido ao trabalho "voluntário", "abnegado" das pessoas, portanto muitos já fazem a sua parte.
D) depois de salientados, a importância da biblioteca para a comunidade e o trabalho de "abnegados", é hora de partir para o "ataque" e aí sim criar argumentos para trazer parceiros fixos para mantê-la. O grande trunfo é o de ser um espaço voltado para as "crianças".
E) Selecionar "grupos financeiros", "veículos de comunicação" e outros parceiros é importante, porém apresentar-lhes vantagens ao realizarem o ato também, pois estamos no mundo da "publicidade" e da "construção de reputações…

COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Notícias
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com