Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Dominar gêneros textuais é fundamental para o sucesso no vestibular
segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Provas multidisciplinares exigem que candidatos saibam reconhecer e interpretar os diferentes Gêneros Textuais abordados. Para se preparar melhor, os estudantes devem organizar ainda mais a rotina de estudos neste segundo semestre e ler mais – não só as obras exigidas, mas também jornais e revistas, blogs, além de resolver provas de anos anteriores

Garantir uma vaga nos principais vestibulares do país não é uma tarefa simples. Especialistas alertam que os candidatos devem criar estratégias que sejam capazes de executar, para não se cansarem excessivamente – principalmente neste segundo semestre, quando se aproximam as provas, com atenção nas exigências peculiares de cada uma. Característica das provas multidisciplinares, os Gêneros Textuais estão entre as disciplinas mais cobradas e exigem preparação específica. Saber reconhecer e interpretar os diferentes Gêneros Textuais é fundamental no momento de resolver as questões, o que pode fazer muita diferença para uma futura aprovação.

Segundo o educador e diretor do Criar Redação, Luiz Cláudio Jubilato, as provas de Linguagens e Códigos estabelecem relações entre os Gêneros Textuais e as diferentes disciplinas como Filosofia, História, Sociologia, Gramática, entre outras. “Todas as provas avaliam a capacidade do candidato de ler, compreender e interpretar criticamente textos de toda natureza. O aluno pensa nos gêneros, apenas para redigir redações, no entanto eles aprecem demais na prova de testes”, explica o professor.

Para Luiz Cláudio, as obras literárias trazem gêneros textuais diversos que são explorados nas provas de testes e nas questões abertas. “Obviamente o aluno não pode se esquecer da prova de redação.Nas dissertações, as coletâneas são constituídas por textos de gêneros. Reconhecê-los pode fazer a diferença, já que a dissertação admite relatos, por exemplo”. Ele acrescenta que uma boa preparação envolve não somente ler textos aleatoriamente, sem a orientação do professor. É preciso praticar as redações de acordo com as especificidades de cada vestibular. “Além disso, as questões podem explorar obras que não estão presentes nas listagens oficiais. É importante que o candidato saiba reconhecer as estruturas dos textos e as diferenças entreos gêneros textuais”, completa.

Confira mais dicas do professor Luiz Cláudio Jubilato relacionadas à prova de Linguagens e Códigos e aos Gêneros Textuais:

- Leia jornais e revistas para entrar em contato com os Gêneros Textuais usados nessesveículos de comunicação, tais como notícias, artigos, crônicas, editoriais, cartas, publicidades oficiais,entre outros.

- Resolva as provasde vestibulares anteriores para conhecer as particularidades de cada uma. Esse tipo de exercício aumenta a performancee proporciona maior segurança.

- Previna-se para as questões que envolvem a relação entre textos, a chamada Intertextualidade: textos com estruturas diferentes dentro das coletâneas e textos motivadores.

- Leia com atenção os manuais dos vestibulares e fique atento ao programa estipulado para cada disciplina.

COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Notícias
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com