Criar 26 anos
“Viver não é necessário, o que é necessário é Criar”
(Fernando Pessoa)
Criar: fazer nascer, dar origem a, gerar, formar, construir, cultivar, instruir, educar, cultivar, desenvolver, produzir, inventar, imaginar…
O curso da vida: O Criar nasceu Redação na Rua Rui Barbosa (significativo conhecedor da língua portuguesa), no dia 10 de junho (Dia da Língua Portuguesa – Dia de Camões). Fincou raízes na Rua Lafaiete (revolucionário francês), 939, esquina com a Rua São José (homem visionário), no centro de Ribeirão Preto. Como um ribeirão, virou rio, ganhou o mundo.
Na ponta da caneta, a criação do seu futuro. O Criar nasceu para revolucionar, transformar, educar, provocar, levar à reflexão, romper com os limites da sala de aula, com as amarras do texto rígido, modelar, tradicional. Cada aluno é instigado a pensar, questionar, compreender, interpretar, a ir além, a redigir um texto autoral, a se superar sempre.
Escrever bem é consequência de pensar bem: o aluno Criar incorpora esse DNA. Ser aprovado na escola, no vestibular, em um concurso é mera consequência. O aluno só é competitivo, se for criativo. Muitos são redatores dos jornais da sua escola, da sua faculdade…
Leia, leia, leia, que a alma se incendeia: o Criar tirou o caráter punitivo da leitura. O aluno aprende a estudar para saber. Saber que é preciso mergulhar no texto, contextualizá-lo, dominar a gramática, adquirir vocabulário, expandir o repertório cultural. Trata-se de explorar a capacidade, propor os instrumentos necessários para alimentar a argumentação.
Método revolucionário: o Criar foi pioneiro em trazer especialistas para os debates sobre temas atuais, a colocar na sua grade aulas de filosofia, sociologia, história da arte (ainda com slides, há 26 anos), plantões individuais, sala de informática onde se analisava textos com o Sherlock nos computadores 386, aulas de linguagens e códigos, gêneros textuais, folha de redação personalizada, aulas interdisciplinares, cursos específicos para cada vestibular, fichários, apostilas que se atualizam a cada semestre.Turmas específicas para alunos desde o 5º ano do cursinho.
Vitrine: o Criar sempre descobriu jovens talentos e por isso possui grandes profissionais. Hoje, nossos professores ministram aulas em algumas das melhores escolas do Estado de São Paulo e do país, além de se tornarem coordenadores de muitas delas, fazem partes de bancas de vestibulares regionais e nacionais.
Recorde de redações notas máximas: os alunos do Criar tiveram e têm redações notas máximas publicadas pelo Enem, Fuvest, Unicamp, Puccamp etc.
Recorde de aprovações: quase 20 mil passaram pelas salas de aula do Criar nesses 26 anos. Hoje matriculam seus filhos, porque confiam no sistema educacional. Alguns voltaram, inclusive, para realizar o grande sonho de se tornarem professores do Criar.
Referência: o Criar é a grande referência em língua portuguesa para os maiores veículos de comunicação do país, para grandes empresas e profissionais de todas as áreas.
O Criar é único: uma ilha de excelência voltada para a busca da qualidade total.