DEBATE OU DESRESPEITO?

(O BOCA DO INFERNO – DIA DA RESSACA)

Observe a fala de Levi Fidélis (o homem do trem bala), mais ou menos assim, durante o “debate” na BAND: “Sobrou a senhora Marina Silva para eu descer o pau. (arrependido da fala destrambelhada). No bom sentido, claro”. A da candidata LUCIANA Genro: “Estou triste Boechat, ninguém perguntou nada para mim”.
O DETAPA primou por um monte infindável de ataques entre os candidatos e esquecimentos propositais. Dilma e Aécio esgrimiram suas respostas com meias verdades o tempo todo e, de vez em quando, lembravam-se de Marina. A assessoria de Aécio talvez não tenha mostrado as pesquisas a ele. A melhor estratégia dele talvez fosse “descer o pau” na Marina que lhe roubou o segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos.
Aécio esqueceu que, durante o governo Fernando Henrique. PSDB foi acusado pelo PT de ter um “mensalão” (lembram-se do Serjão Mota) para que o presidente permanecesse no poder. Veio a Reeleição. Até então, FHC sempre foi contra. Magoou Itamar Franco, mas não largou o osso. Em Minas e São Paulo, o PSDB, durante os governos Aécio (MG) e Geraldo (SP), não tiveram “mensalão”? Foi o Pinóquio que inventou isso. O de MG já não deu em nada.
Dilma, lógico, não vê crise. Também só anda de avião. Brasília é uma ilha sem supermercado. A culpa será creditada à falta de chuvas. Desmentiu descaradamente seu ministro da “economia?” e todos os dados do seu próprio governo. Então, é mentira que as usinas da região de Ribeirão Preto quebraram? É mentira que o país terá crescimento negativo? É mentira que a indústria automobilística vendeu 30% menos em julho deste ano que em julho do ano passado? Para que, então, pagar órgãos oficiais se eles “mentem? Que demita todos os funcionários, economizaremos tanta grana que sairemos da “crise que não existe”. Agora, como fazer para demitir o FMI e as agências de risco?
Um ex-aluno, no post acima, falou para mim sobre o velho conceito de direita e esquerda. (Leiam a minha resposta, se tiverem paciência). Alguém sabe me dizer quem é de direita e quem é de esquerda nessas plagas deste que o PMDB começou a mandar nesse país depois da queda da ditadura? Por que o PMDB nunca tem candidato a presidente? Será por que (santa ingenuidade) está no poder, seja qual for o poder?
Eduardo Campos morreu e todos os partidos tentaram tirar um “lasquinha” na morte do “grande líder?” Curiosamente, depois da morte dele, Marina, que não tinha chances de ser presidente, agora é a “queridinha” do eleitorado. Voto de “comoção?”. O Brasil é especialista nisso. Adora torcer pelo mais “fraco”. Como o PSB, partido “reduzidíssimo”irá governar, sem fazer uma “colisão” com os partidos que sempre discriminou? O partido é completamente rachado e todo mundo sabe que Marina nunca teve capacidade de uní-lo. Marina disse que governar com as “melhores pessoas” do PSDB, PT e PMDB. Quem mandava continuará mandando (estou sendo repetitivo, sei disso). O programa de governo é aquilo que ela mostrou ontem? Meu deus!
“Descer o pau” é a saída? Ou explicar qual é o programa de governo seria melhor? Explica as obras “macro” que pretende realizar e de onde sairá o dinheiro para realizá-las? Se cada um fizer o que promete, esqueceram de me avisar que o PIB brasileiro ombreia com o americano.
Esses candidatos estão parecendo professores de cursinho. Em toda aula, há, pelo menos, dois tópicos da matéria que cairão no vestibular. Como todos dizem isso, a prova deverá ter 1000 questões.
Não votarei nulo, nunca fiz isso e não farei. Mas, dessa vez, é tudo do mesmo. Vou ter de escolher o menos ruim.
Por favor, pensem muito bem em quem votarão para deputado e senador. Seja qual for o presidente, será refém dele, o congresso ou regresso, como queiram. Lula é que aprendeu bem a lição com o PMDB: a pedrada quebra a vidraça, mas só arranha o vidro escuro.

 sexta-feira, 05 de setembro de 2014