Hoje é o dia de que crianças?

Artigo do professor Luiz Cláudio Jubilato, publicado em seu blog no dia 12/10/2013

Este é um dia feliz, afinal é o dia das crianças, daqueles seres “tchutchukus” que comandarão esse “maravilhoso” planeta, afinal nós, os mais velhos, só o tomamos emprestado deles e o destruímos. Que sorte a deles, não?! Terão apenas que salvá-lo de nós e deles mesmos. Quem sabe “Os Vingadores”?

Prometo falar apenas dos bem nascidos, não é dia para se falar daquelas que morrem carregando nas costas sacos imensos nas carvoarias como se fossem mulas. O seu presente é não desenvolvimento físico. Seu futuro é a invalidez aos 18 anos.
Hoje é dia para se comemorar os recordes das vendas de brinquedos no comércio, afinal serão abertas novas vagas de emprego. Não é hora pra se falar de crianças mutiladas quebrando pedras em diversos estados do centroeste, norte e nordeste. Têm um futuro impressionante ganhando cinquenta centavos por dia. Estarão inválidas para qualquer tipo de trabalho antes dos vinte anos, se muito. Com seus membros amputados.

Prefiro falar das graças recebidas pelas crianças fiéis à Igreja e não das infiéis, escravas do álcool, do crack e do tráfico de drogas.
Hoje é um dia maravilhoso, quando todos os abastados comemoração o dia das crianças com brinquedos bolos e balas. Não é verdade? Não pretendo nem lembrar de todas as abandonadas nos orfanatos. Será que sabem o que significa ser criança? Saberão, tenho certeza, no dia em que forem exibidas como troféu, bem vestidas e maquiadas no CRIANÇA ESPERANÇA.

Prometo falar dos meninos e meninas que têm um cofrinho onde juntam moedinhas e jamais daqueles reféns das doações que dão prestígio a alguma celebridade ou feitas pelos ricaços que as fazem quando podem ser abatidas no imposto de renda.
Estou feliz hoje, porque me lembro da criança pobre, mas feliz que um dia eu fui, juro que jamais falarei daquelas muitas que nunca foram, não são e nem nunca serão. Foram esquecidas pelo governo, afinal só dão voto em época de eleição. Pior foram abandonadas por todo mundo mergulhado na sua santificada felicidade… ou não?

 quarta-feira, 23 de outubro de 2013