A Arte de Professorar
PROFESSORAR É VERBO DE AÇÃO
TRANSITIVO DIRETO:
Eu professoro/
tu professoras/
ele professora/
nós professoramos/
vós professorais/
eles professoram
O indiferente não sabe, que não sabe, porém resolveu professorar. Acusou os professores de enganar e vagabundear. Vagabundear é verbo sinônimo de andar, andarilhar, andejar, circunvagar, doidejar, flutuar, fritar, girar, larear, passear, vadiar, zanzar…
O Sinistro, que por dever de ofício, deveria defender os professores, preferiu se deixar manejar ao se pronunciar. Acusou os professores de passarinhar, borboletear, mesmo que enganholados, enjaulados, emoldurados por uma tela de computador. Ironicamente, computa a dor. Professor, seja quem for, aprende a aprender, a conversar, a debater, a transformar, a trocar, a se desdobrar.
Até o sinistro destrambelhado, mal alfabetizado, pintou os professores de vermelho, de verde-amarelo, apelidou-os de esquerdopatas, psicopatas. Professor é professor, aprendeu a conviver com a dor, as ideologias e o torpor, a vivenciar a convicção, o fanatismo e a posição.
Professores não são escultores de cabeças, ensinam a colocar ideias, onde sequer ideias há. Ensinam a raciocinar. Os odiosos e odiados do gabinete sabem que rotular é a melhor maneira de se esconder para desmoralizar.
Aos odiosos e odiados, falta capacidade, idoneidade, noção de realidade para pensar. Um país sem ciência convive com a incompetência, a dependência, a indecência, a inconsequência, a cupidez. Têm que mentir, para se escravizar, perpetuar-se no poder.
Em um dia de comemorações, há muito a homenagear e também a sanear. Professores perderam o emprego em meio à pandemia, abriram mão dos direitos que já não tinham. E o Estado, esbravejando, matou de vez, a educação que pouco existia, pouco paria.
PROFESSORAR É SINÔNIMO DE:
Pensar
Raciocinar
Transformar
Refletir
MAS TAMBÉM DE:
Desafiar
Ensinar
Lutar
NÃO É:
Pura e simplesmente aceitar sem contestar.