ENEM: A PSICOLOGIA DO “NÃO FAÇA”

Já que uma quantidade enorme de alunos me pergunta o que cairá na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, vamos partir para o lado contrário, o do NÃO:

1. NÃO SE PREOCUPE EM 'ACERTAR O TEMA': preocupe-se em se preparar para qualquer tema, para não ser surpreendido (a) e entrar em 'parafuso' na hora da prova. A banca examinadora quer surpreender, como fez em 2014 com a questão da Publicidade Infantil.

2. NÃO ASSISTA A AULAS CONTEUDISTAS: a prova privilegia quem possui bom vocabulário e analisa melhor os enunciados (inclusive nas áreas de biológicas e exatas). As matérias 'dialogam' entre si.

2. NÃO "ESTUDE" EM CASA: Descansar é o segredo. Você já está esgotado e tem uma maratona (180 questões) no sábado e no domingo.

3. NÃO TENTE COLOCAR A MATÉRIA "EM DIA": é impossível estudar tudo de tudo. O Enem exige leitura. É logico que todo aluno tem matéria acumulada, a não ser que seja um gênio.

4. NÃO FIQUE PREOCUPADO EM ADIVINHAR QUAL É O TEMA DA REDAÇÃO: se o 'professor cartomante' der qualquer dica de última hora, o que você fará? Chegará a sua casa e escreverá um texto? Quem corrigirá? E se esse tema não cair, você matará o professor? E se cair, deu tempo de você rever algum conteúdo?

5. NÃO VÁ A AULAS DICAS NO SÁBADO E/OU NO DOMINGO NA PARTE DA MANHÃ: É uma irresponsabilidade algum professor propor isso. Como fica a sua questão física e intelectual? Já pensou sobre isso? Para escrever bem e resolver 90 testes, você precisa estar descansado.

6. NÃO TOME REMÉDIOS: por mais nervoso que esteja, 'não caia nessa história de 'milagre'. Se você não se dominar, quem o fará?  Acorde.

Prof.: Luiz Cláudio Jubilato – coordenador geral do Criar Redação; professor de Língua portuguesa e redação; consultor educacional)

criarvest@uol.com.br

 quinta-feira, 22 de outubro de 2015