O BOCA DO INFERNO (THE DAY AFTER)

Caros eleitos atores:

Algumas coisas, depois da ressaca da eleição, me assaltaram.Tratando-se de Brasil, assalto NÃO é ironia, é condição:

a) Por que Aécio Neves, virtual presidente, perdeu em MG, onde mandou, durante 12 anos, além de fazer o “Azia”? Ganhou justamente o Pimentel, candidato do PT, e no primeiro turno. Mineiro pode ser qualquer coisa, mas não é bobo, não.

b) Por que Tarso Genro (governador do Rio Grande do Sul, reduto do PT), que estava disparado nas pesquisas, inclusive na boca de urna, perdeu o primeiro lugar para Pedro Ivo, que nem era cotado para o segundo turno? Gaúcho pode ser qualquer coisa, mas não é bobo, não.

c) Dilma, no início do processo eleitoral, admitiu ganhar no primeiro turno. Com a morte de Eduardo Campos, Marina explodiu nas pesquisas, mas brasileiro tem memória curta, então Marina despencou. Por que, então, as pesquisas sustentaram um empate técnico entre Aécio e Marina? As pesquisas erraram tanto ou o negócio era manter os dois candidatos batendo um no outro para ver quem iria para o segundo turno esquecendo Dilma?

d) Marina é candidata de um saco de gatos antipetista, as viúvas. Então uma pequena parte vira petista, mas a maioria vira Aécio. Ou não? Marina viveu 24 anos no PT e Tião Viana, seu aliado político, é do PT, no entanto rachou com a legenda em meio a um festival de acusações.Marina optará pela fidelidade ou pelo rancor?

e) O que o povo manifestante nas ruas quer ao reeleger homofóbicos (Bolsonaro/Felciano, por exemplo) e figuras folclóricas como Tririca? Eleger o filho de Calheiros, no primeiro turno, e Fernando Collor, notório ladrão? pelo menos, foi por isso que foi apeado do poder. E o vamos acabar com a corrupção?

f) Alguém pode me explicar que diabos é essa tal de “nova política”, com tantos velhos camaradas, tendo de apoiar um ou outro velho político? Desculpem-me, mas Aécio não é novo na política.

g) São Paulo gosta tanto de chuchu ou os eleitores não tinham ninguém menos estúpido em quem votar? 20 anos de PSDB não é mole, não. São Paulo não anda. É isso que Aécio promete para o Brasil?

h) Por que Dilma ontem disse que trabalhava com a possibilidade de segundo turno, quando foi espalhado aos quatro ventos que venceria no primeiro? Pra que servem institutos de pesquisa, para esclarecer ou induzir?

Parodiando Macunaíma: “Pouca leitura e muita baboseira, os males [da universidade] do Brasil são”…

 segunda-feira, 06 de outubro de 2014