DICAS PARA ENFRENTAR A FUVEST SEM MEDO
(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato – 2\1\2014)
1. ENGANAM-SE os vestibulandos crentes que a banca examinadora da FUVEST privilegia o vocabulário complexo difícil e cheio de expressões rocambolescas, distantes da realidade do aluno. Use o seu próprio vocabulário, sem gírias ou palavrões, porém podem ser usados desde que ligados estritamente ao tema.
2. POSICIONAMENTO: a banca examinadora não policia as posições assumidas pelo candidato, jamais avaliará se ele é “politicamente correto”. O candidato deve “pensar com a própria cabeça”.
4. ARGUMENTAR: a banca examinadora avalia se o aluno sabe usar argumentos (ideias) dentro de um projeto de texto “bem definido”. Usar dados, exemplos, fatos, opiniões dentro desse projeto é crucial para lhes dar maior credibilidade.
5. CITAÇÕES: são bem vindas, desde que sirvam de argumento para comprovar uma ideia. A citação de provérbios ou frases de autores famosos vira uma inutilidade quando apenas quer demonstrar que o candidato é erudito.
6. ANALOGIAS: quando o candidato estabelece relações de ideias revela maturidade para a vida, para as outras disciplinas e para o crescimento como cidadão.
7. OBRAS LITERÁRIAS: é possível utilizar personagens, enredos e clímax desde que estejam estritamente ligadas ao projeto de texto.
8. IMPORTANTE: seguir à risca as instruções.
SE VOCÊ É FUTURO VESTIBULANDO E QUER SABER MAIS PARA PASSAR EM QUALQUER VESTIBULAR, VENHA ESTUDAR NO CRIAR.