Criar realiza V Semana Multidisciplinar

  • terça-feira, 26 de outubro de 2010

Diante de todas as mudanças que os vestibulares brasileiros sofreram recentemente, cada vez mais os estudantes precisam encontrar novos conteúdos e formas diferenciadas de estudar. A participação em palestras, eventos de cunho cultural, a prática da leitura, a garantia do bem-estar e os cuidados com a saúde e a parte psicológica – na fase que antecede as provas – são as principais recomendações feitas por professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios. Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o Criar-Sistema de Ensino de Língua Portuguesa implantou uma semana de atividades multidisciplinares nesta fase do ano que, segundo o diretor geral da rede, o professor Luiz Claudio Jubilato, é conhecida pelo termo de “outubrite”, ou seja, quando os alunos entram na fase mais crítica, em que estão elevados os sintomas de estresse e ansiedade.

A rede de ensino – que já fez nos últimos anos diversas atividades como palestras, aulas de yoga e até utilizou um Bob – boneco sintético para prática de Boxe – para os alunos descarregarem a pressão que enfrentam nesta fase, optou neste ano por acrescentar mais cultura, reflexão e atualidades na programação extracurricular. No período de 26 a 29 de outubro, a matriz do Criar oferece para os estudantes da cidade a Semana Multidisciplinar. O objetivo é propiciar aos alunos uma extensão de conhecimentos sobre assuntos como: política, Mitologia, Filosofia, Sociologia, Ecologia, Artes Plásticas. Temas como meio ambiente e sustentabilidade; redes sociais; Eleições 2010; Ficha Limpa; Futebol, Arte e Literatura; Política; o Movimento de Esquerda na Era da Informática serão alguns dos destaques da programação.

As palestras com dicas para a redação nos diversos vestibulares serão discutidas durante a semana, em três horários distintos: 14h, 16h30 e 19h. Importantes para a formação cultural de qualquer estudante e mais ainda para aqueles que visam um bom desempenho no vestibular, os temas serão debatidos por profissionais de áreas distintas, como os advogados Brasil Salomão e Evandro Grili sócios de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, os jornalistas Murilo Pinheiro (Revista Revide) e Roberto Ribeiro (TV Clube), o DJ e palestrante Fifo Ramos, o psicólogo Marcelo Filipecki, além de professores do Criar.

Segundo o professor Luiz Claudio Jubilato, a Semana multidisciplinar é promovida para despertar reflexões e aumentar o repertório argumentativo dos estudantes. O objetivo principal é fazer com que eles adquiram conhecimento diferenciado na hora de enfrentar o Vestibular. “Como a maioria dos vestibulares têm a intenção de acabar com a decoreba e selecionar estudantes mais críticos, a semana faz os estudantes refletirem sobre uma série de temas, que podem estar contidos nas questões das provas ou mesmo nas propostas de redações”, avalia o professor.