Bate-Papo Literário fala sobre Guimarães Rosa
O Criar, unidade Ribeirão Preto, iniciou nesta semana (10/09) o Bate-Papo Literário na Saraiva Megastore, no Shopping Santa Úrsula. Nesta primeira edição, o papo da noite foi sobre João Guimarães Rosa e a obra Sagarana. O livro é leitura obrigatória para vestibulandos que prestarem neste ano as provas da Fuvest e Unicamp, pois faz parte da lista unificada de livros das duas instituições. O objetivo do encontro é sempre promover a interação dos participantes e discutir temas pertinentes aos escritores.
Este primeiro bate-papo foi conduzido pelo professor de língua portuguesa e mantenedor do Criar, Luiz Claudio Jubilato.
“Guimarães Rosa se urbaniza. Sua linguagem é mais rica do que o homem sertanejo. Ele traz sempre uma preocupação com o uso das palavras eruditas”, disse Luiz Cláudio Jubilato durante o encontro que reuniu público de todas as idades.
“Só fui gostar de Guimarães na terceira vez que li a obra. Ele é tão regional, que acaba sendo um autor universal, além de ser um dos mais lidos e apreciados do mundo”, disse Mateus Barbassa, ator, que também participou do bate-papo.
O bate papo literário é uma parceria do Criar com a Saraiva. As discussões literárias acontecerão mensalmente, sempre na Saraiva Megastore do Santa Úrsula. O evento é uma ação cultural aberta a toda comunidade com entrada gratuita.