Criar completa 20 anos

O Criar foi fundado no dia 10 de junho de 1991, mesma data em que se comemora o Dia da Língua Portuguesa. Nestes 20 anos, o sistema de ensino já atendeu a mais de 10 mil alunos

  • sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa – completa 20 anos de atuação neste dia 10 de junho. O sistema de ensino foi fundado na mesma data em que se comemora o Dia da Língua Portuguesa.

Aberto inicialmente em Ribeirão Preto, o Criar hoje possui quatro unidades próprias: a matriz em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, em Franca (SP), Ituverava (SP), São Joaquim da Barra (SP), além de 11 franquias nas cidades de Monte Alto (SP), Bebedouro (SP), Orlândia (SP), Jaboticabal (SP), São Carlos (SP), Araraquara (SP), Campinas (SP), Pitangueiras (SP) Alphaville, em Barueri (SP), São José do Rio Preto e a mais recente em Rio Claro (SP).

Fundado pelo professor de Língua Portuguesa e Redação, Luiz Cláudio Jubilato, hoje mantenedor e diretor geral da instituição, o Criar é pioneiro no desenvolvimento de um Sistema de Ensino de Língua Portuguesa apostilado, com conteúdo complementar atualizado ao longo do ano, tanto na escrita quanto na compreensão de textos, ferramentas indispensáveis para um bom desempenho na escola, nos vestibulares e principalmente, na carreira.

A marca Criar é também conhecida por ser promotora de eventos culturais, como o Festival e a Mostra de Língua Portuguesa, que já foram realizados em várias cidades do Estado de São Paulo. O Criar também realiza eventos de cunho complementar aos estudos, como palestras, mesas redondas sobre os vestibulares, além de encontros como o Cine Criar e bate papos literários, o que dinamiza a produção do sistema.

Ação estimula leitura no interior de São Paulo e marca aniversário
O Criar-Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, a Ciesp de Franca, Sesi e Senai promovem nesta sexta-feira (10) – Dia da Língua Portuguesa – a Campanha Criar Leitores, na cidade de Franca, no interior do Estado de São Paulo. A ação marca o aniversário de 20 anos da rede de ensino.

A proposta é surpreender as pessoas com uma distribuição de livros de vários estilos e autores, que serão deixados propositalmente, como se estivessem sido esquecidos, em locais públicos, como a rodoviária, praças, indústrias, cafés e principais pontos de encontros da cidade.

A intenção é estimular nos frequentadores desses locais a curiosidade pela leitura. Quem quiser vai poder levar o livro para casa, sem pagar nada e sem nenhum prazo para devolução. A condição, apenas, é que o livro não seja rabiscado, amassado ou rasgado e que, após a leitura, seja devolvido em um dos pontos de troca: o próprio Criar, o Ciesp, sedes do Sesi e do Senai.

A campanha faz parte das atividades comemorativas de 20 anos do Criar, que estão sendo programadas ao longo deste ano de 2011.