Barco Itinerante do III Festival Criar de Língua Portuguesa visita escolas
Um barco de seis metros criado como atrativo da exposição do Festival Criar da Língua Portuguesa visitou escolas da cidade
Não é o navio de Vasco da Gama nem dos heróis portugueses, mas um barco que também carrega sonhos e esperanças de centenas de crianças. Apesar de menor que a embarcação do desbravador português, o barco de seis metros, que foi construído em ferro e plástico para ser o ícone principal do III Festival Criar da Língua Portuguesa, percorreu escolas de Ribeirão Preto do dia 04 ao dia 10 de junho até chegar à sede do Criar, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Durante a passagem do barco pelas escolas, os estudantes puderam escrever cartas, com mensagens destinadas a estudantes de outros países que falam a língua portuguesa. As mensagens foram coladas no barco e depois do festival, serão encaminhadas às embaixadas dos países que fazem parte do mundo lusófono.
Segundo o professor Luiz Claudio Jubilato, essa é uma proposta de interação cultural com estudantes que falam o idioma no mundo. Ele, que acompanhou a visita do barco nas escolas, diz que primeira reação das crianças foi de surpresa já que o barco é muito maior do que elas imaginavam. “No meio de crianças e jovens de variadas idades, são as menores que mais se encantam e escrevem as mensagens mais criativas”, comenta.
A embarcação navegou pelos colégios Anchieta, Carlos Chagas, Auxiliadora, Marista e Miro, acumulando mensagens de inúmeras crianças e agora está atracada na fachada do Criar, como um atrativo do festival.
Quem tiver interesse em conhecer o barco pode visitar a exposição até o final de junho, das 9 às 21 horas. Além da mostra, o festival tem uma programação com palestras, mesa redonda e atividades culturais.