Palestra ENEM 2008

Vale à pena estudar para o Enem

  • segunda-feira, 25 de agosto de 2008

No final de agosto foi realizado mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que neste ano comemorou 10 anos. Para ajudar os alunos, unidades do Criar ofereceram uma aula especial sobre o exame. Em Ribeirão Preto a aula aconteceu no dia 20 de agosto; em Bebedouro, no dia 15 e em Franca, no dia 20. A aula, proferida pelo professor Marcelo D’Áurea Machado, foi um sucesso e reuniu grande quantidade de alunos.

Para o professor Luiz Cláudio Jubilato, muitos vestibulares estão se “enemzando”, expressão usada para definir as provas que buscam mais o raciocínio lógico do que a “decoreba” ou as “pegadinhas”. Atualmente, professores da rede de ensino afirmam que não há como estudar para o Enem, e por isso as escolas não aplicam a revisão. “No manual do próprio ENEM, afirma-se que é uma prova de raciocínio e não de treino, por isso, acreditam que não adianta estudar para ela.”

No entanto, Jubilato vai contra esse raciocínio e afirma que a prova é absolutamente previsível. Os dois professores do Criar – Luiz Cláudio Jubilato e Marcelo D’Áurea Machado – são autores de um estudo inédito sobre o ENEM: Jubilato, na parte de redação, e D’Áurea, na de testes, o que pode sim, ajudar no preparo para a prova. Jubilato também orienta os alunos a iniciar a prova pelos testes, pois a nota da redação não é considerada por nenhum dos grandes vestibulares

Ajuda extra – A nota do Enem é utilizada como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos de ensino superior. Em todo País, mais de 455 instituições utilizam os resultados em seus vestibulares. O desempenho na prova vale 20% na primeira fase da Unicamp e Fuvest e corresponde ao primeiro dia no concurso da Unesp.