Mostra comemora 400 anos de nascimento do Padre Vieira
A exposição de painéis que contam vida e obra do religioso é uma realização do Criar com apoio do Instituto Camões
No ano que marca as comemorações pelos 400 anos de nascimento do Padre Antônio Vieira, uma exposição com painéis conta um pouco da vida e obra de um dos maiores escritores da Língua Portuguesa. Até 31 de outubro, a exposição estará aberta à visitação no Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, em Ribeirão Preto.
Esta é uma realização do Criar com o apoio do Instituto Camões, de Brasília, de onde vieram os painéis. E pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Conhecido pelos sermões, não apenas religiosos, mas também políticos e idealistas, Padre Antônio Vieira nunca deixou de ser um homem atento às questões sociais e políticas do seu tempo. “Esse é um dos grandes valores das suas obras, já que as questões analisadas pelo religioso ainda continuam muito atuais, além do seu forte poder argumentativo”, afirma a gerente de marketing do Criar, Daniela Lui.
Ao lado de Luís de Camões, Padre Vieira é uma figura de destaque da literatura em língua portuguesa e é considerado um dos seus estruturadores. Nascido em Lisboa, no dia 6 de fevereiro de 1608, Vieira foi religioso, escritor e orador da Companhia de Jesus, ordem religiosa cujos membros eram conhecidos como jesuítas. Isso o destacou como um dos personagens mais influentes do século 17 no campo político, ao defender os direitos humanos dos povos indígenas. Passou grande parte da sua vida no Brasil e morreu na Bahia, no dia 18 de julho de 1697.