Estudantes de Medicina falam sobre ética e sigilo para alunos do Criar


Estudantes de Medicina falam sobre ética e sigilo para alunos do Criar
  • segunda-feira, 27 de março de 2017

A semana começou a todo vapor no Criar: quatro estudantes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) participaram no dia 27 de março da Aula de Aprofundamento sobre “Medicina e o dilema ético: o sigilo”. A mediação foi do professor de Língua e Portuguesa e diretor do Criar Redação, Luiz Cláudio Jubilato.

Os estudantes Felipe Barizza (que já foi aluno do Criar), Everton Cesar, Catarina Fraf e Isabela Silva levantaram várias questões sobre o tema, bastante polêmico. Os alunos do Criar participaram da discussão, com várias questões e opiniões.

Uma delas foi sobre o julgamento ético e moral. A estudante Isabela Silva trouxe uma abordagem de como seria a atuação de um psiquiatra que recebe em seu consultório um paciente com sintomas depressivos. “Durante a anamnese ele informa que foi o responsável pelo bárbaro crime ocorrido há dois meses, que vitimou três crianças, com requintes de crueldade. O caso estava sendo amplamente divulgado na mídia.  O que vocês acham: o médico tem o dever ou o direito de comunicar o fato às autoridades?”, questionou.  As opiniões foram diversas, porém ela lembrou que o médico não tem nenhum poder legal.

O professor Luiz Claudio Jubilato destaca que este tipo de aula é bastante positivo para os alunos que passam a ter contato com estudantes, muitas vezes, de cursos semelhantes que eles estão optando. “É uma troca de informações e opiniões dos dois lados, mas que traz novos aprendizados e opiniões, principalmente para quem está próximo do vestibular”, concluiu o professor especialista em vestibular.