“Você está emocionalmente preparado para a maratona dos vestibulares?”

Aluno de psicologia retrata as experiências de quem já enfrentou a preparação para o vestibular


“Você está emocionalmente preparado para a maratona dos vestibulares?”
  • terça-feira, 30 de outubro de 2012

Semana Especial Enem 2012

Vestibular exige preparação, inclusive emocional? Foi com esse questionamento que o aluno de Psicologia da USP, Lucas Lutério, fez sua palestra nesta segunda-feira (29/10), no Criar Ribeirão,durante a Semana Especial Enem 2012.

O futuro psicólogo relatou sua experiência durante o período do vestibular que, para muitos, é uma das fases mais difíceis da vida tamanha a cobrança, a pressão e a ansiedade. Mas, após essa dura fase, segundo ele, a universidade proporciona experiências fantásticas. O palestrante é também vice-presidente de gestão de talentos da Aiesec de Ribeirão Preto. Trata-se de uma organização apartidária, independente, educacional, sem fins lucrativos e totalmente formada e gerenciada por estudantes universitários. A palestra é o primeiro fruto da parceria firmada entre o Criar e a associação.

Lutério relatou como foi sua experiência durante a época do vestibular e mostrou em quais situações ele se deu bem. Mostrou ainda a rica experiência que é para o aluno que vai morar sozinho e acaba sendo obrigado a cuidar das próprias coisas, da casa, da sua roupa e da própria comida. “Mudar de cidade e sair do conforto da casa dos pais é uma experiência enriquecedora. Você conhece muita gente, cria muitos amigos”, disse.

O estudante apresentou quatro dicas que, segundo ele, são infalíveis para se dar bem no vestibular. A primeira delas é conhecer os professores, ser amigo deles, se relacionar com eles. “Quando eu estava no cursinho tive professores que foram os grandes responsáveis pela formação do meu caráter”, destacou.

A segunda dica é estudar o que mais gosta. “No segundo semestre eu estudei o que eu gostava e me dei muito bem!”, lembrou. A terceira dica dele é a diversão. “Saia e divirta-se. Tenha um tempo para você. Isso faz toda a diferença no final”, mostrou.

A última indicação que, para ele é infalível, é ter alguém em quem se apoiar. “Uma pessoa do seu lado no momento tenso do vestibular ajuda muito”. Ele lembrou que dividir as emoções, medos e inseguranças com alguém é essencial.

Para encerrar, Lucas Lutério fez uma dinâmica com todos os presentes ao som da música de John Mayer, Stop this Train. A proposta foi fazer com que todos os medos e anseios fossem jogados fora. A galera que participou gostou e saiu de lá bem  animada!