Professor do Criar dá dicas de Redação para vestibulares


Professor do Criar dá dicas de Redação  para vestibulares
  • quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A temporada dos vestibulares está chegando e quem vai participar desta maratona precisa ficar atento às regras dos principais exames, conhecer a dinâmica de cada um deles e seguir dicas de professores. Para o professor Marcelo Góes, coordenador pedagógico do Criar Ribeirão, os corretores dos grandes vestibulares não buscam selecionar “Machados”, “Guimarães”, “Clarices”, “Fernandos”, entre outros grandes nomes da literatura. “A redação do vestibular deve ter um conteúdo eficiente e competitivo”, comentou recentemente durante a palestra “A Redação no Vestibular” para participantes da 15ª Feira de Profissões da Unesp, em Araraquara. Góes falou para um público de cerca de 400 pessoas e deu dicas preciosas para escrever uma boa redação.

O professor alertou os alunos que a redação escolar é uma resposta com cerca de 30 linhas. Na opinião dele, criatividade e ousadia são opções, mas só devem ser usadas quando a instituição permite esta linha. “O mais importante é que o aluno tenha um projeto de texto e faça um planejamento antes de começar a escrever”, ressaltou.

Dicas de Redação para vestibulandos

– O aluno deve, antes de tudo, verificar o que o tema da redação tem a ver com ele, com seu grupo social (família, escola, amigos).
– Outro ponto importante: como o tema é encarado pela sociedade atual?
-E ainda: como esse tema é abordado pelas ciências e pelas diversas formas artísticas?
– Leia atentamente as instruções da prova. Este éo primeiro passo para o vestibulando se dar bem.
– Atente-se ao gênero textual, comentários da banca, número de linhas exigido e não esquecer do título do seu texto.