“Não ter medo de errar” é o primeiro passo para uma redação nota 10
Professor Luiz Cláudio Jubilato conversou com alunos do Criar, no dia 22 de agosto e deu dicas para quem quer aprender a escrever bem.
Escrever uma redação nota 10 não é uma tarefa apenas para gênios. Com um bom repertório cultural, muito estudo e bons argumentos é possível receber a nota máxima na redação e realizar o sonho de passar no vestibular. Para falar sobre o assunto, o professor Luiz Cláudio Jubilato fez um Bate Papo com alunos do SuperMed, no dia 22 de agosto, no Criar Ribeirão e revelou alguns segredos para quem quer aprimorar seu potencial para redigir com clareza, coesão e assertividade.
Segundo o professor, para se escrever uma excelente redação é preciso, antes de qualquer coisa, muita leitura. Ele destacou que o estudante deve ler bem o manual de cada exame e na hora da prova a leitura deve ser feita com muita atenção. “Confira o que a prova está solicitando antes, só depois escreva”, destacou.
Ainda sobre a importância de saber ler e ler bem, Jubilato indicou que o aluno deve fazer com que o hábito de leitura seja constante e o mais diversificado possível. “Leia vários tipos de jornais, revistas, literatura e esteja sempre bem informado”. Ele alertou também que quando o aluno recebe a mesma informação de várias fontes, fica mais propenso a se diferenciar e adquirir um bom conteúdo. Desta forma, o poder de argumentação ganho peso. “A banca examinadora julgará sempre se o candidato tem capacidade de apresentar seus argumentos e nunca a sua opinião”, comentou o professor ressaltando que o mais importante é “não ter medo de errar”.
Para o professor, na realidade não há nenhum segredo, “quem quer passar no vestibular precisa além de ler, praticar vários tipos de redação e não fraquejar, principalmente nesta fase do ano”.
Redações x Vestibulares
O professor Luiz Cláudio Jubilato apresentou durante Bate Papo diferenças básicas entre as provas de redação da Fuvest, Unesp e Unicamp. Saiba algumas delas:
1) Na redação da Fuvest você pode ser mais criativo. Nesta prova faça sempre analogias, use exemplos e demonstre seu potencial de leitura prévia.
2) Na Unesp – a questão principal é a leitura detalhada das instruções da prova. Seguir as sugestões de linha de raciocínio contida nelas é o outro segredo.
3) Na Unicamp – haverá dois gêneros textuais diferentes e o candidato deverá redigir os dois. Em cada uma haverá um texto motivador de onde o candidato deverá retirar todas as informações necessárias para redigir o próprio texto. O segredo não é ser criativo, mas saber ler e seguir instruções.