Semana Multidisciplinar leva alunos a debater sobre Amazônia e aborto

  • segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Preparar-se melhor para os desafios do concurso vestibular exige cada vez mais dos alunos o contato com conhecimentos multidisciplinares. Com este objetivo, o Criar Sistema de Ensino de Língua Portuguesa realizou no final de outubro, a segunda edição da Semana Multidisciplinar.

Durante os quatro dias do evento, cerca de 350 estudantes, todos alunos do Criar, participaram de palestras e oficinas sobre temas da atualidade, realizadas por professores ou especialistas no assunto. Os temas ofereceram uma ótima oportunidade para debater atualidades nas áreas relacionadas à Arte, Literatura, Cotidiano, Política, Geo-Política, Questões Sociais, Sociologia, Filosofia e História, importantes para a formação cultural de qualquer profissional e mais ainda para aqueles que visam um bom desempenho no vestibular.

As palestras “Amazônia, nossa grande desconhecida” e “As guerras do Século XX” estiveram entre as mais procuradas e debatidas, juntamente com a discussão feita pelo historiador e professor José Morse, “Do Nazismo ao Neonazismo”.

Outro tema que despertou grande interesse foi a palestra da médica Ana Karina Backiman, que apresentou “Aborto: Uma visão sobre ética e direitos humanos”. Na palestra, a médica falou sobre os vários aspectos relacionados ao aborto nas sociedades contemporâneas, penas e legislação. Como é parte da proposta da Semana Multidisciplinar os temas foram escolhidos dentre assuntos da atualidade que podem ser tema da redação ou de questões do vestibular.

Para o próximo ano, a idéia é continuar a buscar por novos assuntos da atualidade, além de manter a realização da Semana no mês de outubro, momento em que os candidatos estão na reta final dos estudos.

Este ano, os alunos participantes também fizeram a doação de leite, alimentos e fraldas, entregues ao Lar Francisco de Assis. Foram recolhidos 288 litros de leite e cerca de 30 quilos de alimentos.