Escola Formare da IP de Luis Antonio recebe visita de professor de língua portuguesa

Em parceria com a Fundação Iochpe, o programa oferece qualificação e especialização para jovens de baixa renda


Escola Formare da IP de Luis Antonio recebe visita de professor de língua portuguesa
  • quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Escola Formare, desenvolvida pelo Instituto International Paper (IIP), projeto em parceria com a Fundação Iochpe, que oferece qualificação e especialização para jovens de baixa renda, recebeu nesta terça-feira (27), o professor de língua portuguesa e redação, Luiz Claudio Jubilato, diretor geral do Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, localizado na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. O tema da palestra com os alunos do projeto foi “A importância da língua portuguesa”.

Durante a conversa, o professor disse aos alunos que a leitura mudou a sua vida e definiu seus passos profissionais. “A leitura propicia autoconhecimento, inspira sonhos e fornece conhecimentos”, comentou.

O professor avaliou que a leitura deve fazer parte da vida de todos, pois, na opinião dele, ela resgata a humanização – tão necessária nos dias de hoje. “As pessoas estão ficando desumanizadas, a leitura pode mudar isso”, falou.

Segundo o professor, a disciplina de português é aquela que acompanha nossas vidas. “Nós pensamos em português, comunicamo-nos em português, sonhamos em português”, explicou. Para Luiz Cláudio, é possível ser uma pessoa que não fale o português formal, mas ser um grande comunicador. “O nosso ex-presidente Lula era um grande comunicador. Ele falava para o povão. E este público não conhece o português erudito, mas ele se fazia entender, ele motivava as pessoas”, falou.

Segundo o professor, apenas ler também não ajuda. O aluno tem que exercitar. Tem que escrever. “Escreva errado, mas escreva. Escreva sobre o mundo que está à sua volta, escreva sobre as pessoas que você acha interessante, exercite”, falou.

Luiz Cláudio disse a todos que sonhos podem ser alcançados e que depende exclusivamente do esforço de cada um. Nos seus mais de 20 anos à frente do Criar, ele passou por obstáculos e momentos difíceis, mas acreditou que daria certo e hoje tem uma escola com mais de 600 alunos. “Quando eu abri a escola, todos me disseram que eu era louco. Que não iria ter alunos. No começo eram oito alunos e hoje, com muito esforço e dedicação, temos mais de 2000 alunos espalhados pelas nossas franquias”, concluiu.

O projeto Escola Formare tem como ideal “Transformar a vida das pessoas”. O Instituto IP apoia a Escola Formare por meio de parcerias com diversas empresas, e oferece cursos de educação profissional a jovens de baixa renda para auxiliá-los na obtenção do primeiro emprego e prepará-los para o exercício da cidadania.

O curso, com duração de 10 meses, inclui disciplinas como: medição e desenho mecânico, organização industrial e comercial, inglês, meio ambiente e processo industrial de papel e celulose, finanças, ética e noções de cidadania, entre outras.

Os jovens formandos recebem um certificado de iniciação profissional reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), além de saírem da Escola Formare com a formação de “Assistente de Operações Industriais”.