‘Estudo é um exercício qualitativo e não quantitativo’, diz psicólogo do Criar

Palestra gratuita com Marcelo Filipecki, realizada na Fnac, em Ribeirão Preto, nesta quinta-feira (18) deu dicas aos estudantes para organizarem os estudos com vistas a uma futura aprovação nos vestibulares


‘Estudo é um exercício qualitativo e não quantitativo’, diz psicólogo do Criar
  • quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Manter-se motivado, ter atitude e bons hábitos na vida e ainda preparar-se com organização. Essas foram algumas das indicações do psicólogo do Criar -Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, Marcelo Filipecki, durante a palestra “Vestibulares: Medos, Desafios, Preparação e Organização”, realizada nesta quinta-feira (18/08), na Fnac Ribeirão Shopping. O psicólogo falou para um grupo de estudantes, a maioria em ritmo de preparação para os mais importantes vestibulares do País.

Segundo ele, um dos principais erros dos estudantes é acreditar que, para se dar bem no vestibular, é preciso horas exaustivas em cima dos cadernos e livros, com noites mal dormidas, sem tempo para esportes, lazer e vida pessoal. “Estudo é uma tarefa essencialmente qualitativa e não quantitativa”. O psicólogo afirmou que cerca de quatro ou cinco horas de estudo diários bastam, desde que o aluno tenha aproveitado muito bem o espaço da sala de aula para aprender o conteúdo ensinado.

Outra dica do palestrante é que o estudo comece pela matéria aprendida sempre no dia. “Em casa, o estudante deve rever o assunto, o que complementa o aprendizado”; explica.

Organização e foco são pontos que Filipecki considera extremamente importantes para quem quer entrar na faculdade. “Vestibular não tem segredo, é preciso ter estratégia”, recomendou complementando que o ponto de maior importância nesse processo é o cumprimento de metas.

A palestra também tocou num assunto que geralmente o estudante deixa de lado na reta final dos vestibulares. É preciso, nesta hora, redobrar o cuidado com a nutrição, dormir cerca de oito horas por dia, ter uma atividade física e dedicar um tempo específico para o lazer. “A atividade física é extremamente importante, pois do contrário o aluno só libera adrenalina, enquanto deveria liberar endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem estar e felicidade”.

 

Mais dicas

  • Procure estudar em ambiente com boa iluminação
  • Fuja de ruídos ou sons muito altos
  • Na hora dos estudos, concentre-se apenas no conteúdo (evite celulares, bate papo pela internet – deixe-os para intervalos de lazer)
  • Mantenha intervalos para se hidratar e se alimentar
  • Comece sempre os estudos pelas matérias que tem mais dificuldade