Criar de Bebedouro realiza bate-papo sobre redação no vestibular
Nesta segunda-feira (8/8), o professor Luiz Claudio Jubilato, diretor geral do Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa e professor de Língua Portuguesa especialista em vestibulares, participou de um bate-papo na franquia de Bebedouro (SP). O tema abordado diante de 100 alunos do Criar e convidados foram dicas para fazer uma Redação Nota 10 nos vestibulares.
Jubilato analisou a avaliação do Enem, prova que reúne seis milhões de alunos concorrendo a mais de 20 mil vagas em universidades federais. Segundo ele, a Redação é extramente importante na avaliação do Enem. “É o primeiro critério de desempate na prova”. Ele ponderou ainda, o grau de importância de um bom texto, exemplificando a prova da Fuvest. “O aluno que zerar a redação na Fuvest está reprovado no vestibular”.
E como escrever uma redação ideal? “O primeiro parágrafo de uma redação deve conter uma opinião clara e objetiva sobre o assunto proposto. Cinco parágrafos em formato de mini-redações é o ideal, desde que tenham uma única linha de raciocínio e que sigam o tema proposto. Juntos, eles se transformam em uma grande redação, que segue o padrão de qualidade exigido pelos maiores vestibulares do País”.
Outra dica que Jubilato deixou aos alunos é que é impossível passar no vestibular se não houver investimento em cultura geral. E alertou os estudantes: para fazer um bom texto, o treino na escrita é a melhor fórmula. “Duas redações por semana é o mínimo que o aluno deve fazer para treinar”, concluiu.