Oficina de Redação orienta vestibulandos para Vunesp
Realizada nesta terça-feira, 21 de junho, em Ribeirão Preto, a oficina trouxe conhecimentos específicos para estudantes sobre a prova - que é uma das mais tradicionais e procuradas no país
A prova de Língua Portuguesa e de Redação da Vunesp foi o tema da Oficina de Redação, promovida pelo Criar-Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, nesta terça-feira (21), na Fnac, do RibeirãoShopping, em parceria também com o site Virando Bixo.
Ministrada pelo professor Luiz Cláudio Jubilato, mantenedor do Criar, a atividade reuniu dicas e orientações específicas para o Vunesp. O professor mostrou aos participantes como se preparar para este vestibular, que já é um dos mais concorridos do país.
Segundo Luiz Cláudio, para enfrentar o vestibular da Unesp, o aluno deve estar preparado conforme os novos conceitos implantados pelo MEC, como de filosofia, sociologia e linguagens e códigos. “O aluno que pretende prestar Unesp deve estar atento aos temas atuais e que estão sendo colocados constantemente na mídia. Estes com certeza podem ser cobrados pelo vestibular”, disse o professor.
Na ótica de Jubilato, a Unesp procura por alunos que tenham conhecimento amplo e opiniões definidas. “A Unesp quer alunos que não fiquem em cima do muro e sim que mostrem sua opinião e esclareçam de maneira crescente seu tema”, garante. De acordo com o professor, um dos primeiros itens observados pela banca examinadora da Unesp nas redações feitas para o vestibular é o nível de conhecimento do aluno a respeito do que ele vai abordar em seu texto. “Na prova, o vestibulando deve apresentar bons argumentos e exemplos que sustentem suas ideias”, disse Luiz Claudio.
Ao final, o professor destacou possíveis temas que podem ser escolhidos pela comissão organizadora do Vestibular para a prova de redação, como “Homofobia, Bullying, CyberBullying e Violência contra a mulher”.