Café Filosófico discute reforma ortográfica
A Mostra da Língua Portuguesa, em cartaz no Centro Cultural Palace Hotel, em Ribeirão Preto, trouxe na noite de ontem (4), mais uma edição do Café Filosófico. O tema da noite foi o Acordo Ortográfico, discutido pelo professor e mantenedor do Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, Luiz Claudio Jubilato. O evento teve também como mediador o jornalista Thell de Castro.
Segundo Jubilato, o acordo ortográfico que está sendo desenvolvido entre o Brasil e os países da comunidade luso-africana não trará nenhum resultado positivo para os brasileiros. “Ele não irá tocar nas questões verdadeiramente importantes que envolvem o nosso idioma. Vamos gastar dinheiro para readaptar os computadores, livros, revistas, jornais… sem realmente resolver problemas graves que envolvem as questões gramaticais e semânticas”, disse.
O professor citou alguns exemplos de como ficará a língua portuguesa com a mudança, como a utilização do trema, do hífen e das vogais mudas. Falou também das diferenças gramaticais entre o Português do Brasil e o de Portugal: “Duvido muito que alguma pessoa nesse Brasil fale ‘dê-me um cigarro’. Na verdade, como diz Oswald de Andrade, o bom branco e o bom negro da nação brasileira dizem todos os dias, deixa disso camarada, “me dá um cigarro”, exemplificou. Outro ponto levantado pelo professor foi sobre a atuação dos profissionais que trabalham diariamente com a língua portuguesa. Segundo ele, muitos não estão preparados. “Se você é proprietário de uma gráfica, jornal, revista, site ou usa a língua portuguesa como profissão, terá que se readaptar à nova escrita. No entanto, se você tinha dúvida sobre uma série de questões gramaticais, ainda ficará com elas”, completa.
A próxima atração da Mostra será uma noite cultural com interpretação de poesias e músicas, coordenada pelo Dr. Camilo André Mércio Xavier, membro da ARL – Academia Ribeirãopretana de Letras e da ALARP – Academia Ribeirãopretana de Letras e Artes. O evento será na terça-feira (09), às 19h30.
A Mostra da Língua Portuguesa é uma realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio das Secretarias da Cultura, Educação e Instituto do Livro, e do Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa. A mostra tem entrada gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas e sábados e domingos, das 10 às 13 horas até o dia 13 de setembro. A entrada é gratuita.