Mostra comemora 400 anos de nascimento do Padre Vieira

A exposição de painéis que contam vida e obra do religioso é uma realização do Criar com apoio do Instituto Camões

  • terça-feira, 21 de outubro de 2008

No ano que marca as comemorações pelos 400 anos de nascimento do Padre Antônio Vieira, uma exposição com painéis conta um pouco da vida e obra de um dos maiores escritores da Língua Portuguesa. Até 31 de outubro, a exposição estará aberta à visitação no Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, em Ribeirão Preto.

Esta é uma realização do Criar com o apoio do Instituto Camões, de Brasília, de onde vieram os painéis. E pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Conhecido pelos sermões, não apenas religiosos, mas também políticos e idealistas, Padre Antônio Vieira nunca deixou de ser um homem atento às questões sociais e políticas do seu tempo. “Esse é um dos grandes valores das suas obras, já que as questões analisadas pelo religioso ainda continuam muito atuais, além do seu forte poder argumentativo”, afirma a gerente de marketing do Criar, Daniela Lui.

Ao lado de Luís de Camões, Padre Vieira é uma figura de destaque da literatura em língua portuguesa e é considerado um dos seus estruturadores. Nascido em Lisboa, no dia 6 de fevereiro de 1608, Vieira foi religioso, escritor e orador da Companhia de Jesus, ordem religiosa cujos membros eram conhecidos como jesuítas. Isso o destacou como um dos personagens mais influentes do século 17 no campo político, ao defender os direitos humanos dos povos indígenas. Passou grande parte da sua vida no Brasil e morreu na Bahia, no dia 18 de julho de 1697.