Cine Criar estreia com o filme “Obrigado Por Fumar”

Exibição do longametragem será na sexta-feira (28), no Criar, às 16 horas

  • sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Estabelecer uma ponte entre a língua portuguesa e atividades culturais é uma das propostas do Criar Sistema de Ensino e Língua Portuguesa, com matriz em Ribeirão Preto. Pensando nisso, acaba de lançar um novo projeto para seus alunos: o Cine Criar – que tem estreia na próxima sexta-feira (28), às 16h.

A escola exibirá o filme “Obrigado por fumar”, do diretor Jason Reitman e depois contará com comentários e debate intermediado pelo professor Paulo Vieira. Ele é formado em Letras e especialista em Literaturas da Língua, com atuação na área há 20 anos.

O filme conta a história de um relações públicas, Nick Naylor (Aaron Eckhart), portavoz chefe de uma fábrica de cigarros. Ao mesmo tempo em que deve passar uma imagem benéfica do cigarro, ele tenta posar de modelo adulto para seu filho.

De acordo com o Paulo Vieira, o tema pode ser exigido em redações de vestibulares este ano. “O filme relata bem a atualidade, com a nova lei antifumo em vigor no Estado de São Paulo e quais os papéis que a imprensa exerce na sociedade”.

O professor assegura que atividades complementares como a exibição de filmes comentados fazem diferença na formação e preparação dos estudantes, que como incentivo, passam a se interessar mais por literatura, artes e cinema. “Com isso, o aluno aprende a não fazer somente interpretação de texto e também a interpretar uma imagem, uma figura, um conceito”, finaliza Vieira.

O longametragem é uma das opções de atividade complementar do Criar, que é a única rede de franquias de língua de portuguesa do país.