Case Criar é apresentado em workshop da Unesp

Durante evento, o professor de língua portuguesa e redação, Luiz Claudio Jubilato, relata experiência que transformou sua escola de redação em uma rede de franquias. O evento aconteceu na Unesp de Araraquara, no dia 30 de junho

  • quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Núcleo de Eventos da Paulista Júnior Projetos e Consultoria, empresa formada por estudantes da Unesp de Araraquara, promoveu no dia 30 de junho, um Workshop Empresarial, na sede do Sebrae da cidade.

O evento foi destinado ao empresariado do município e região e teve como objetivo mostrar aos participantes a importância da inovação, de se investir de maneira assertiva e acreditar no potencial do negócio. A intenção foi também incentivar os futuros empreendedores a tirar a idéia do papel e colocar o projeto em prática.

O professor de língua portuguesa e redação, Luiz Claudio Jubilato, mantenedor do Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa – participou como um dos palestrantes e apresentou o ‘Case Criar’. A empresa que começou pequena, há quase 20 anos, hoje possui três filiais e 10 franquias.

A palestra de Jubilato tratou do tema “O Óbvio não Existe”. “As boas ideias estão na nossa frente e não as vemos porque nos falta ver o óbvio”, explica o mantenedor. Luiz Claudio discutiu as necessidades que o produto tem para ser viabilizado, como: levantamento de custos, número de pessoas envolvidas no projeto, implantação e propaganda. “A intenção com essa palestra foi dividir com os microempresários um pouco da nossa experiência no mercado, pois a cada franquia nova do Criar é uma microempresa que se abre”, afirma Jubilato.



Empresa Junior da Unesp promove workshop para empresários de Araraquara e região

Eles são estudantes dos cursos de Administração Pública, Economia, Ciências Sociais, Letras e Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e fazem parte da Paulista Junior, empresa criada em 1992 com objetivo de prestar serviços de assessoria e pesquisa para empresários de Araraquara e região a um baixo custo. Para divulgar o trabalho dessa empresa junior, os 55 participantes dessa iniciativa mul.tidisicplinar realizaram em parceria com o SEBRAE -SP Centro Paulista e Ciesp, o Workshop Empresarial, no dia 30 de junho.

Na abertura, o consultor do Sebrae José Marcelo Martho, que na oportunidade representou o gerente regional Fábio Bonassi, falou da importância da parceria com a Unesp em projetos desenvolvidos em Araraquara e região e ressaltou também as demais parcerias da entidade com a Associação Comercial e Industrial – ACIA, Sindicato do Comércio Varejista- Sincomércio, Sindicato Rural e Ciesp. Na sequencia, os consultores da Paulista Jr fizeram uma apresentação dos objetivos e serviços prestados pela empresa e depois o evento contou com realização de duas palestras para sensibilização dos empresários quanto a necessidade da adoção de procedimentos como planejamento, gestão de recursos financeiros e humanos e, principalmente de ter um diferencial no mercado.

A primeira delas foi baseada no caso bem sucedido do empresário Luiz Claudio Jubilato, professor de Língua Portuguesa e mantenedor do Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, de Ribeirão Preto, que nasceu em 1991 com aulas particulares de português e, hoje é a única franquia brasileira de língua portuguesa.

Jubilato confessa que um dos pontos de partida para ser bem sucedido é diferenciar-se no mercado. “Nesse sentido como eu vendo Língua Portuguesa, eu parti da ideia de que para você falar bem, você precisa pensar bem, então o Criar não ensina apenas regras gramaticais. O Sistema abastece os alunos de cultura, o que é uma vantagem em um país inculto”, ressalta.

Para diferenciar-se, portanto, segundo o professor, é preciso conhecer o mercado no qual o empresario está inserido. “Se você for vender pastel, tem que saber qual é o pastel que o seu público quer e o que pode fazer para manter a qualidade e o preço do seu produto atraente no mercado”, afirma Jubilato. O mantenedor do Criar reiterou também o fato de que qualquer empresário precisa ter um produto de qualidade e acreditar nele. “É preciso respirar o seu negócio 24 horas por dia”, finaliza.

Negócio em Família
O professor do Departamento de Economia da Unesp de Araraquara, Elton Casagrande fez a segunda palestra do workshop e trouxe para o público presente o tema “Sucessão Empresarial e Novas Formas de Gestão”, uma abordagem sobre as empresas familiares. Segundo o pesquisador, o alto índice de mortalidade de empresas no Brasil se deve a questões técnicas como falta de domínio das finanças, de gestão e de planejamento, mas também existe um outro motivo que vem da organização das empresas. “A atividade empresarial envolve um aprendizado didático sobre o relacionamento e a convivência no trabalho, assim empresas familiares podem ter dificuldades nesses quesitos”, afirma.

Casagrande citou os índices de empresas familiares nos Estados Unidos em que apenas 30% chegam a 2a. Geração, o que mostra que empresas desse tipo podem gerar problemas de organização e também de sucessão”, explica Casagrande Por isso que a empresária Zulinde Lena Freitas compareceu ao workshop. Ela está envolvida na administração do hotel inaugurado este ano pelo filho Davi Freitas, e quando soube da palestra sobre sucessão empresarial tratou de entender um pouco mais do quanto esses negócios podem demandar um arranjo familiar diferenciado para ganhar mercado. “Esse hotel é muito importante para família. Eu, meu filho, meu namorado, minha cunhada, estamos todos juntos e como estamos começando agora, precisamos de toda a ajuda para ter sucesso no negócio”, conta.

Fonte: http://www.folhacidade.com.br/?pg=ver_noticia&id=4668