Giovanna Ferreira Oliveira
Logo que 2011 começou, tinha tudo para ser um ano que eu não gostaria de estar vivendo. Frustração pelo fracasso do ano anterior e um cansaço bem aparente. Alguma coisa eu tinha de mudar, porque eu tinha realmente estudado demais e não havia alcançado êxito. Me matriculei no cursinho, me matriculei no Criar.
O ano começou, e eu vi que realmente minhas expectativas estavam corretas: o ano seria difícil.
Módulos, aulas, redações… Sem querer puxar saco de ninguém, mas tenho uma confissão a fazer.
Para alguém que presta exatas, eu sou até que humana demais. Porém no cursinho, tinha de me focar na minha área.
Perdi a conta de quantas vezes o Criar me salvou, não só em redação, português e em obras literárias, cujas aulas eram maravilhosas, mas também só pelo fato de parar de pensar em física, química e matemática para ouvir uma palestra, debater um tema, falar sobre uma época.
Hoje falo para todos: o Criar realmente foi a melhor coisa que eu fiz no ano.
Não só porque tirei 960 na redação do ENEM. Mas porque eu fiz amizades, eu criei laços com muitas pessoas lá dentro. De alunos até funcionários. Convivi com pessoas que eu mais do que gosto, eu admiro.
Com certeza, tenho que agradecer a uma das melhores pessoas que eu conheço hoje: Professor Luiz Cláudio Jubilato. Mais uma vez, não só pelas aulas maravilhosas, mas pelas palavras de incentivo, pela paciência de sempre estar disposto a esclarecer dúvidas e no meu caso, até enxugar lágrimas… Gostaria de agradecer à professora Marcela Braganholo, que esse ano foi, com certeza, mais que uma professora que me ensinou estrutura de redações, e sim uma pessoa amiga que esteve do meu lado em diversas barras. Agradecer à professora Fernanda Zucarelli, que foi o meu primeiro motivo a entrar no criar, por ser a primeira a conseguir me ensinar gramática, por todas as risadas e chocolates. Gostaria de agradecer ao professor Marcelo Góes, que também sempre estava disposto a nos ajudar a qualquer momento, sempre muito exigente. Ao professor Lucas Paris, por algumas das melhores aulas de sociologia que eu já tive. Ao Paulo e à Nadia que foram os únicos além da Marcela que eu tive o prazer de conhecer e corrigir redações com eles. Às meninas da recepção, Elisa, Samara e Joice, pela paciência de me aguentar todos os dias, praticamente.
Enfim. Sou eternamente grata a todos, por todos os momentos que passei. Pois sei que, se eu vi meu nome na lista de aprovados, o Criar com certeza fez parte desse caminho junto comigo.
Ainda estou esperando muitos resultados, mas com toda a certeza, pra onde quer que eu vá, sempre que estiver em Ribeirão passarei pra visitá-los.
Para finalizar, deixo uma mensagem para todos os possíveis vestibulandos que lerão isso, como eu li os depoimentos dos alunos ano passado. Vi esta frase no documentário Lixo Extraordinário: A luta é longa, mas a vitória é certa.
Não desistam dos seus sonhos.
Obrigada por tudo, Criar!
Giovanna Ferreira Oliveira (Aluna do Criar Ribeirão Preto)
Aprovada em Química Industrial na UFU