Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Criar Escritores ganha adeptos nas ruas e nas redes sociais
terça-feira, 30 de julho de 2013

Cartões postais com frases de escritores famosos, assinados pelo projeto “Criar Escritores”, surpreenderam a população de Ribeirão Preto e de São José do Rio Preto, no Dia do Escritor, comemorado na última quinta-feira (25/7). Lançada pelo Criar – Língua Portuguesa e Redação, a ideia chegou até o público das duas cidades em locais de grande fluxo, como ruas, praças, bibliotecas, cafeterias e livrarias. Muita gente participou e deixou seu recado. A ação também ganhou uma versão pelas redes sociais, através de publicações nas páginas de das duas unidades do Criar no Facebook e nos perfis pessoais de quem aderiu à campanha.

Escritores, poetas, jornalistas, professores, artistas, empresários, estudantes, profissionais e muitas pessoas envolvidas com o universo da escrita e da leitura contribuíram com frases pessoais. Entre elas, Fatu Antunes, coordenadora da Oficina Cândido Portinari, em Ribeirão Preto, e o presidente do Instituto do Livro, Edwaldo Arantes. Durante a ação, ele registrou, em um dos postais, a mensagem: “escrever é um árduo e feliz ofício”. A escritora Van Luchiari também adotou a ideia e criou frase poética para a ação: “a arte existe para curar nossos abismos”. A campanha ainda continua. Basta pegar um postal que encontrar pela cidade e endereçar uma mensagem para outra pessoa.

Os postais foram desenvolvidos com um convite no verso para que o participante escreva um recado, frase ou uma poesia para quem desejar. O escritor ou o destinatário também podem guardar o cartão de lembrança ou fotografá-lo para publicar sua mensagem nas redes sociais. A proposta, na verdade, é incentivar a escrita a mão.

Segundo o diretor geral do Criar, Luiz Cláudio Jubilato, a ação foi uma tentativa de incentivar a escrita na comunidade, em todas as faixas etárias. Para ele, “Escrever é tão importante quanto comer”, destacou. O professor comemora que a intenção inicial do projeto foi cumprida com grande adesão do público. “Procuramos provocar nas pessoas a vontade de escrever e fazer um apelo sobre importância da escrita, mesmo que seja com uma rápida mensagem, nos moldes dos cartões postais”. Jubilato também fez um alerta: “escreve bem, quem lê bem. Se faltam escritores, com certeza faltam leitores no país”, acrescentou.

A coordenadora geral do Criar de São José do Rio Preto aderiu à campanha e disse que a ideia conquistou a população de sua cidade também. “As pessoas foram muito receptivas e adoraram participar”, relata. Em Rio Preto, a unidade Criar fez parceria com as livrarias Saraiva, Nobel e Empório Cultural; com as escolas Cultura Inglesa e CNA e ainda com a Biblioteca Municipal. “Também conseguimos apoio de consultórios médicos e escritórios de advocacia próximos à nossa escola e levamos os postais para lojas do Rio Preto Shopping”. Carolina diz que quem participou, aprovou a campanha, o que aumentou sua propagação.

A gerente de marketing do Criar, Daniela Lui, destaca que a ação cultural em Ribeirão Preto foi um sucesso e que alcançou seu principal objetivo: sensibilizar a comunidade a participar e escrever. “ Contamos com o apoio do Instituto do Livro, livrarias Fnac, Paraler e Saraiva, além de padarias, restaurantes e cafés que abraçaram a causa e distribuíram nossos postais”, comemora Daniela.

Postais
Entre os pensamentos escolhidos para a campanha “Criar Escritores”, alguns são assinados por Clarice Lispector, José Saramago, Gabriel García-Márquez, Joseph Conrad, Jorge Amado, entre outros. Frases como “Escrever é deixar uma marca. É impor ao papel em branco um sinal permanente, é capturar um instante em forma de palavra”, da escritora Margaret Atwood, circularam em Ribeirão Preto. Trata-se da segunda ediçã o do projeto. Na primeira, em 2011, o incentivo à escrita foi feito através do Twitter, com um concurso que convidava os participantes a produzir literatura com até 140 caracteres.

  SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!
ENVIE SEU COMENTÁRIO

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO


COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Eventos
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com