Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Mostra da Língua Portuguesa marca cena cultural da cidade
sábado, 19 de setembro de 2009

Um grande público interessado em conhecer mais sobre a história e a cultura dos países que falam a língua portuguesa acompanhou a Mostra da Língua Portuguesa, realizada pelo Criar e a Secretaria da Cultura, entre os meses de agosto e setembro no Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto.

Foram mais de 1.700 pessoas que percorreram as cinco estações da exposição interativa: “O significado das palavras”, “Camões”, “Lusíadas”, “Cultura e curiosidades dos países lusófonos”, “O acordo ortográfico” e o “Barco Gigante”.

O mundo lusófono, tema central da exposição, congrega oito países que falam a língua portuguesa: Brasil, Angola, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O evento também reuniu na programação cafés filosóficos e oficinas com os médicos escritores Nelson Jacintho e Camilo André Mércio Xavier, a professora Diana Junkes Martha Toneto, o professor Luiz Cláudio Jubilato – que falou sobre a nova reforma ortográfica e a fotógrafa Regina Santos, que relatou suas experiências de viagem pelos países lusófonos. Seu trabalho resultou em um livro e na exposição fotográfica “Imagens de Língua Portuguesa”, que também integrou a Mostra.

O evento foi idealizado pelo professor Luiz Cláudio Jubilato, mantenedor do Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa, com criação do arquiteto Constantino Sarantoupolos e Coordenação Geral da gerente de marketing do Criar, Daniela Lui.

Segundo Jubilato, o evento foi um sucesso de público e ajudou a projetar a cidade de Ribeirão Preto em Brasília. Isso porque a Mostra recebeu como visitantes o Embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa, e o pianista Adriano Jordão, Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e diretor do Instituto Camões no Brasil. “Isso permitiu que muitas parcerias fossem firmadas para novos eventos”, disse.

A realização da Mostra ficou a cargo de uma parceria da escola com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio das Secretarias da Cultura, Educação e Instituto do Livro.

A organização contou ainda com o apoio do Pró-Ler Regional, Instituto Camões do Brasil, Fundação Pedro II, Fundação Feira do Livro, Conselho Municipal de Cultura, São Paulo Film Comission, Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP), Museu da Imagem e do Som (MIS), Curso de Letras da Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Stream Hotelaria e Gastronomia, Academia Ribeirãopretana de Letras e Grupo de Médicos Escritores.

Valdemar Corauci Neto, secretário Municipal da Cultura, lembra que a parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria da Cultura e o Criar fizeram o sucesso da Mostra. “Essa parceira trouxe para Ribeirão uma das mais importantes exposições culturais”.

Para Edwaldo Arantes, superintendente do Instituto do Livro, “A Mostra também foi o marco da devolução do Palace à população, o que permite o resgate e a renovação do Quarteirão Nobre de Ribeirão Preto”.

  SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!
ENVIE SEU COMENTÁRIO

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO


COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Eventos
Busca
Arquivo
janeiro 2018
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2018 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com