Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
UNICAMP: A PROVA DE LEITURA E ESCRITA
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato)

UNICAMP estabeleceu um "mantra": A prova da UNICAMP é uma prova de leitura e escrita.
A REDAÇÃO: as duas propostas para redigir as duas redações e as questões da prova de linguagens e códigos exploram a maior fraqueza do aluno atual: a dificuldade de ler, entender as propostas e escrever de forma clara e objetiva sobre o tema obedecendo as instruções.
LINGUAGENS E CÓDIGOS: questões priorizam a intertextualidade entre as obras literárias, os textos que exploram a "ambiguidade" e as "variantes linguísticas".
VAMOS À REDAÇÃO:

1. A prova traz todos os elementos de que o aluno precisará para redigir o texto. Praticamente, dá a linha de raciocínio de graça, se ele souber seguir as instruções. Geralmente, estão divididas em A, B e C.
2. Esqueça seus vícios em dissertação, não é "criatividade" o que a prova exige. A citação pela citação de filósofos, sociólogos ou poetas nem pensar. Os gêneros textuais não lhe pedirão isso.
3. Não é necessário decorar a estrutura dos gêneros textuais, basta seguir as instruções em sequência. Ter uma noção do que são textos dissertativos, narrativos e instruções, logicamente ajuda muito.
4. A prova não é difícil. O aluno a torna difícil, quando se mostra afoito no momento da leitura.
5. Emissor tem de apresentar "marcas" de quem ele é, ou seja, pistas de quem é, apresentando "linguagem" adequada para que a plateia (auditório, receptor) o identifique.
6. CUIDADO COM O TEMPO. ELE É SEU GRANDE INIMIGO.
No mais, quando se está perdido, o negócio é seguir as placas. NESSA PROVA NÃO É DIFERENTE.

VAMOS A LINGUAGENS E CÓDIGOS:
1. Todas as questões trazem um ou mais textos. O enunciados das opções A e B se basearão nele.
2. Quase sempre, a letra B complementa a letra A.
3. Quem não leu os livros da listagem oficial terá problemas, pois o enunciado poderá se referir à totalidade da obra ou apenas ao trecho oferecido.Cuidado, porque você nunca deve escrever mais do que o enunciado exige. Para falar de uma passagem específica que envolve um personagem, não é necessário resumir a obra.
4. Esteja sempre atento aos enunciados, as respostas estão neles. Cada resposta deve ser construída como um parágrafo: início, meio e fim.
LEMBRE-SE: Siga as placas.

 

COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Notícias
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com