Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Comentário sobre a Prova de Linguagens e Redação da Unesp
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato)

Se você leu, com calma, as dicas que demos, no post  sobre o funcionamento da prova de Linguagens e redação da Unesp, não se decepcionou. O soneto de Camões faz parte da listagem oficial da Unicamp Como dissemos, é uma prova capciosa que exigiu muita paciência para ler um soneto famoso de Camões (1ª questão não envolvia filosofia, mas análise de textos), os itens 1 e 4 se relacionavam com o tema do soneto (pegadinha) e textos longos em prosa (A Hora da Estrela e uma cena da peça Juiz de paz na roça. Há certa predileção da Unesp pela obra de Clarice Lispector, presença constante, inclusive como tema de redação, e as questões sobre o trecho de A HORA DA ESTRELA não foram fáceis (a análise da obra de Clarice nunca é fácil). A expressão "vida parca" é a senha para "matar" a questão, visto que um narrador sofisticado seria o oposto da personagem de "vida parca".

Sem paciência seria fácil cair em algumas armadilhas, como as das questões que envolvem a análise da charge e as da peça de Martins Pena, devido à quantidade de personagens em cena (chave para "matar" as questões).

Considerei o tema da redação supostamente fácil, porque deu aos alunos que decoraram frases de "filósofos" e "sociólogos" famosos a oportunidade de "descer o pau no capitalismo", coisa que adoram fazer nas redações, confundindo "repertório cultural" com "decoreba", isto é, sem o embasamento teórico necessário. O texto 1 da coletânea, inclusive, é provocativo, pois propõe questionamentos e não certezas. O aluno, que produz um texto "autoral", vai "deitar e rolar" nesta prova, pois não peca confundindo a mera citação (Bauman e sua "liquidez" já deram o que tinham que dar) com uma argumentação consistente, afinal os trechos apresentados na coletânea, mais confundem do que esclarecem.

O perigo nessa redação é responder a pergunta com uma argumentação inconsistente repleta de clichês, pois o próprio o tema o é.

COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Notícias
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com