Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Candidatos para Unicamp devem ser bons leitores
sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Quem presta vestibular precisa ser um bom leitor, antes de tudo. É preciso saber interpretar as questões dos exames, identificar pegadinhas dos examinadores, correlacionar textos, ideais, pensamentos e traduzir o que está nas entrelinhas das perguntas, para só depois elaborar respostas inteligentes e adequadas às propostas apresentadas. Confira dicas do professor Luiz Cláudio Jubilato do Criar Redação para a Unicamp, que acontece no próximo domingo, 20 de novembro.

Unicamp sem Medo 

A Prova da Unicamp é uma prova sobre a sua experiência de leitura e a sua capacidade de estabelecer relações de ideias.
 

1.      Só há quatro opções em cada questão, o que, enganosamente, torna o tempo para as respostas das questões mais fácil de ser equacionado. Por quê? Porque há muitos textos na prova tanto verbais quanto não verbais, isto é, imagens e opções, às vezes, mais extensas.

2.      É preciso conhecer gêneros textuais (diário, carta, editorial, texto instrucional..), porque muitas questões exploram essa disciplina. Não nos esqueçamos de que a redação da Unicamp, ao contrário das de outros vestibulares, gira em torno dos gêneros textuais.

3.      É crucial prestar muita atenção entre a fala e a escrita. A prova adora explorar os vícios de linguagem.

4.      Quanto às obras literárias, há uma predileção por explorar mais os comentários de alguns críticos sobre uma determinada obra do que, propriamente a leitura. Há grande predileção por explorar o foco narrativo.

5.      Leia as opções, primeiro, pois elas direcionam a sua leitura. Indicam o que você deve procurar no texto. Volte ao texto sempre que necessário. Os enunciados são curtos, mas uma “palavrinha” lida afoitamente, podem derrubá-los. Muitas vezes é dado um texto como base, mas a pergunta pode não ser propriamente sobre ele, mas sim sobre as suas informações prévias sobre ele.

6.      É uma prova de compreensão do texto e não de interpretação, portanto as respostas estão no texto e não no que você "acha". Nervoso (a) não tem capacidade para interpretar e lembre-se de que a proposta da prova “compreender”, ser objetivo. Deixe a interpretação para a prova de redação.

7.      Marque as palavras chaves do enunciado como você faria com o tema de uma prova de redação, para não errar. Faça o mesmo com cada opção.

8.      Tome cuidado com as afirmativas categóricas, como NUNCA, SOMENTE, JAMAIS… elas sempre indicam algum erro. Raramente alguém nunca fez ou sempre fez alguma coisa.

9.      Preste atenção ao título do texto. Preste atenção ao autor do texto, ao veículo de comunicação em que foi publicado e também à data. Tudo ajuda a analisá-lo. Tudo está no texto.

10.   Não fique apavorado (a), caso não consiga fazer uma ou outra questão no início da prova. Deixe abaixar a adrenalina e tudo ficara mais fácil. Vá para outra disciplina.

11.   Nas questões sobre escolas literárias, caso haja, observe o nome da escola. Nenhum estudioso deu o nome de Romantismo a uma determinada época, se nas obras não houver características de pessoas românticas que agem, portanto, pela emoção.

12.   As questões de gramática são para o leitor atento.

13.   Cansou. Peça para ir ao banheiro. Lave o rosto e volte. Assim você dinamiza sua leitura.

 

COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Notícias
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com