Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Férias na medida certa para vestibulandos
quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Criar consultou um especialista no assunto para trazer dicas de como o vestibulando deve usufruir das suas férias escolares para alcançar suas metas nos vestibulares ainda ter prazer, descansar e se divertir. Tudo isso é possível, com muito equilíbrio!

19/07/2013 – Boa qualidade de sono, alimentação saudável, prática de atividades físicas, diversão e felicidade. Esses são alguns ingredientes que podem estruturar a rotina do vestibulando. O período das férias é ideal para o estudante avaliar sua postura no cotidiano e melhorar pontos que estejam desalinhados com sua harmonia física e emocional. Segundo o psicólogo do Criar, Marcelo Filipecki, o  equilíbrio destes itens sempre é e será o mais indicado para quem tem a sua vida centrada na meta de passar no vestibular. Confira entrevista com o psicólogo e invista nas orientações valiosas que ele aponta. Ainda há tempo. Aproveite!

 

Criar: Como deve ser a rotina de estudos de um vestibulando nas férias?

Marcelo Filipecki : Considerando que, fora do período de férias, o estudo deve ser regular, cumprindo as metas das aulas diárias, nas férias o estudante deve tirar parte para seu descanso e recomposição orgânica; e parte para se regularizar nos estudos e nas matérias em que esteja mais fraco. Isso deve ser feito durante um dos três períodos possíveis do dia (manhã, tarde ou noite).

Criar: É necessário parar totalmente de estudar (por alguns dias) neste período para descansar, ou não? Deve-se manter uma rotina mais leve? Qual melhor caminho?

Marcelo Filipecki : Supondo que as férias de julho podem ser de2 a 4 semanas, oriento meus pacientes a pararem totalmente na(s) primeira(s) semana(s) e estudarem a partir da penúltima ou última semana de férias e, como dito anteriormente, apenas um período do dia. A razão para isso tem relação também com um “reaquecimento” para a volta às aulas e promoção da habituação orgânica para a retomada dos estudos.

Criar: Na sua opinião, que tipo de atividade um estudante deve ter neste período para desestressar e ao mesmo tempo manter-se centrado nos objetivos dos vestibulares?

Marcelo Filipecki : Atividades que promovam higienização mental, ou seja, aquelas que, geralmente, significam prazer real para o indivíduo. Lembrando que sono é muito importante, porém, por si só, não necessariamente garante a higienização mencionada. A prática e manutenção de exercícios físicos também é de suma importância para o estudante.

Criar: Que atitudes podem melhorar o estudo em casa nas férias?

Marcelo Filipecki : Atitudes como centrar-se mais em exercícios (reutilizando a teoria somente quando necessário) e utilizar recursos mais dinâmicos (como filmes, esquemas, etc).

Criar: Como deve ser o papel da família durante as férias?

Marcelo Filipecki : Atitude de acompanhamento e orientações pontuais. Por não existirem “receitas de sucesso”, a família deve estar atenta às eventuais necessidades de diálogo sobre as dificuldades do estudante. Deve-se, então, evitar a tendência de programar tudo para o vestibulando. Pois, até para fortalecimento emocional do indivíduo, é necessário que o mesmo desenvolva sua autonomia.

COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Notícias
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com