Criar Língua Portuguesa e Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Calçada do Criar ganha árvore poética
sexta-feira, 15 de junho de 2012

Poesias de professores e estudantes estão sendo expostas na Árvore da Poesia, que sistema de ensino criou para comemorar aniversário da Língua Portuguesa e 21 anos da própria escola

Quem passar pela Rua Lafaiete, na esquina com a São José, bem no centro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, vai se surpreender com uma mostra alternativa de poesias – que estão surgindo na calçada e muros do Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa. A iniciativa tem motivos especiais, pois marca as comemorações do mês de junho: ela começou a ser construída no Dia da Língua Portuguesa (10/6) e aniversário de 21 anos da escola (na mesma data); e será concluída até o dia 19 junho, como presente para a cidade, que  completa 156 anos.

A árvore foi estilizada com raízes, folhas e galhos que apresentam poesias produzidas pelos alunos e pelos professores Luiz Cláudio Jubilato, Paulo Vieira e Felipe Nassar, todos do Criar. “A ideia da interferência artística é mostrar a beleza da nossa língua à população e valorizar o trabalho produzido dentro da escola, tendo como a base, nas raízes, as poesias escritas pelos professores; e nas folhas, as poesias criadas por alunos durante oficinas de poesia”, diz a gerente de marketing Daniela Lui, idealizadora do projeto.

Segundo o professor Jubilato, a proposta envolveu técnica e criatividade. “A poesia desperta o prazer da leitura, amplia o universo de sensações, emoções e consequentemente estimula a capacidade intelectual do leitor e do autor”, analisa.

Além da exposição, o Criar também lança este mês, o Blog Poeta de Gaveta, outra ferramenta de estímulo à produção de textos. O blog é um antigo projeto do fundador do Criar, o professor Luiz Cláudio Jubilato, apreciador deste gênero literário, que procurava um espaço que pudesse ser aberto a qualquer pessoa com vontade de escrever. “Muitas pessoas escrevem poesias, mas não têm espaço para divulgar as suas produções e as guardam em arquivos pessoais”, daí o nome poeta de gaveta, explica. Neste projeto, qualquer pessoa que goste de escrever poesias poderá alimentar o blog com seus textos. “O espaço é dedicado aos poetas anônimos, mas que não tem coragem ou oportunidade de publicar”,  completa Daniela.

Para participar, basta acessar poetadegaveta.com.br ou acessar o site do Criar, cursocriar.com. Depois é só esperar que o poema seja publicado.

O Criar tem tradição em promover ações sociais e culturais para a valorização da Língua Portuguesa ao longo do ano, como o Projeto Criar Leitores, de distribuição de livros; a Semana Multidisciplinar, com palestras e debates sobre assuntos gerais; a Mesa Redonda sobre os Vestibulares, com acesso gratuito a alunos a rede pública e particular; Exposições e Interferências Culturais. No dia 10 de junho, o sistema de ensino lançou também o slogan “Escrever bem, consequência de pensar bem”, que aparecerá em diversos materiais e ações ao longo do ano.

O Sistema Criar

Fundado em 10 de junho de 1991, o Criar Sistema de Ensino de Língua Portuguesa é pioneiro na difusão do conhecimento e do domínio da língua portuguesa que hoje congrega uma rede de escolas no estado de São Paulo.

Constituído por um perfil jovem, dinâmico e moderno, o Criar reúne professores de alto nível e material didático próprio e segmentado. Conta com metodologia específica, coleciona notas 10 nos vestibulares e já atendeu mais de 20 mil alunos em toda sua trajetória de ensino.

Outro diferencial é percebido na infra-estrutura de suas unidades que disponibilizam aos alunos ambientes aconchegantes para o estímulo da leitura, reflexão, criatividade e discussão de idéias. Todas as unidades possuem salas de aula com infra-estruturas semicirculares e comportam, no máximo, 25 alunos, o que permite interação entre o estudante e professor. O sistema também oferece salas de plantão de produção ecorreção de textos, o que possibilita o atendimento individual do aluno, além incentivar a confiança entre quem ensina e quem aprende, bem como auxiliam na complementação do conhecimento desenvolvido nas aulas.

Em todos seus módulos oferecidos, o Sistema de Ensino visa difundir o Português e valorizar sua importância no contexto globalizado. A metodologia de ensino aplicada procura desvendar as aplicações gramaticais, as normas cultas, regras de comunicação verbal e o bom uso dessa língua, que se expandiu com as conquistas marítimas nos séculos XIV e XV, instituindo-se como idioma oficial para países da África, América e Ásia.

Hoje, a rede possui 13 unidades e franquias instaladas no Estado de São Paulonas cidades de: Ribeirão Preto (SP) – onde fica a matriz, Franca, Ituverava, São Joaquim da Barra, Monte Alto, Bebedouro,Pitangueiras, Jaboticabal, Araraquara, Campinas, São José do Rio Preto, Rio Claro, Alphaville. Em breve lançará mais duas unidades: uma em Catanduva (SP) e outra na cidade de Araxá (MG).

COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • email
  • RSS
Notícias
Busca
Arquivo
outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Criar - Língua Portuguesa e Redação | www.cursocriar.com
1991-2014 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com