Criar Redação Unidades      Instagram     Facebook     YouTube     Telefones     Contato       
Criar promove VII Semana Multidisciplinar
sexta-feira, 25 de maio de 2012

Atividades multidisciplinares são alternativas eficazes para complementar o aprendizado de quem vai enfrentar o vestibular. Em Ribeirão Preto, há sete anos, sistema de ensino aposta em Semana Multidisciplinar. A próxima edição do evento começa no dia 28/5 e vai até 1/6

Foi-se o tempo em que o vestibulando tinha que decorar regras e fórmulas para conquistar uma vaga na universidade. Atualmente, os grandes vestibulares do país estão selecionando candidatos que sabem pensar, têm visão crítica e um repertório cultural acima da média da população. Mas como conquistar esse conhecimento? O Criar – Sistema de Ensino de Língua Portuguesa promove todos os anos, uma bateria de palestras e oficinas sobre cultura, atualidades, geopolítica, história, filosofia, artes, entre outros assuntos que servem para complementar o conhecimento geral dos alunos. Neste ano, a VII Semana Multidisciplinar acontecerá de 28/5 a 1/6, na matriz do Sistema de Ensino,em Ribeirão Preto(SP).

O objetivo da Semana é concentrar temas que possam enriquecer a bagagem cultual e fornecer argumentos para que os alunos tenham melhor desempenho nas redações e questões, principalmente nas perguntas abertas, dos vestibulares.

A Semana Multidisciplinar também tem como estratégia quebrar a rotina de estudos, que a esta altura do semestre, começa a gerar estresse em alguns vestibulandos e desinteresseem outros. Jáno segundo semestre, costuma ser oferecida no mês de outubro – outra fase do ano difícil para os estudantes, conhecida como “outubrite”.

A proposta visa ainda despertar nos candidatos a compreensão de que os vestibulares de fato mudaram. “Sair do mero conteúdo tende a fazer com que eles aperfeiçoem a sua habilidade de apreender e compreender significados. Além disso, possibilita ampliarem e (talvez) modificarem a própria visão de mundo”, completa Marcelo Góes, coordenador pedagógico do Criar.

Foi o que aconteceu com a ex-aluna Giovanna Ferreira Oliveira, aprovada em Química Industrial na UFU, em 2012. Ela sempre participou de atividades extras como a semana e diz que estas oportunidades fizeram diferença no vestibular: “Perdi a conta de quantas vezes o Criar me salvou, principalmente pelo fato de nos fazer parar de pensar em física, química e matemática, para ouvir uma palestra, debater um tema, falar sobre uma época”, avalia.

Para o professor Luiz Cláudio Jubilato, diretor do Criar, a participação dos alunos em palestras variadas, com possibilidade de emitirem suas opiniões em debates, faz com que aprendam a refletir sobre assuntos que podem ser cobrados nas provas. Ele destaca que a troca de conhecimentos nesta fase do ano deixa os estudantes mais tranquilos para enfrentarem os vestibulares. “A Semana Multidisciplinar é promovida para despertar reflexões e dar um suporte de conceitos para os participantes”, comenta o professor.

VII Semana Multidisciplinar

A programação deste semestre reúne assuntos para todos os gostos e interesses. Desde o prazer da poesia, o dilema do jornalismo entre a liberdade e a privacidade, o efeito da propaganda nos comportamentos e na forma de se comunicar, mitologia grega e realidade, gastronomia e história da humanidade, a representação da mulher em diferentes sociedades, direitos autorais na internet, o valor e o poder da religião na Grécia Antiga, o poder dos jovens de hoje em mudar o mundo e outros. Entre os palestrantes estão o diretor do Criar Luiz Cláudio Jubilato e a equipe de professores do sistema de ensino e profissionais convidados, como os jornalistas Igor Savenhago e Guilherme Nali, a consultora de marketing Daniela Lui, o enfermeiro Thiago Henrique B. de Oliveira, o advogado Evandro Grili, entre outros.

 

COMPARTILHAR
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • RSS
Notícias
Busca
Arquivo
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Criar Redação | www.cursocriar.com
1991-2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Netmarco.com