Alunos de grandes e conceituadas escolas de Ribeirão Preto procuravam-no em sua casa para aulas particulares de gramática e redação. A crescente aprovação desses alunos nos mais conceituados vestibulares de universidades públicas do país atraiu cada vez mais vestibulandos. O professor Luiz Cláudio Jubilato precisou de um espaço maior e mais adequado para acomodar todos. Surgiu uma questão primordial: crescer, mas sem perder a qualidade do trabalho.
Nascia o Criar Redação na rua Lafaiete, 939, com o slogan “Criar, a vida em curso”. A preocupação inicial era revolucionar o ensino de redação e, ao mesmo tempo, abastecer o aluno com informações para que pudesse argumentar com precisão. A segunda grande preocupação foi: jamais perder a qualidade do trabalho, por isso, outros professores foram contratados e treinados para ministrar aulas dentro da metodologia construída, sempre a partir das dúvidas apresentadas pelos alunos em sala de aula. Na concepção do professor, ouvir o aluno é fator crucial para desenvolver um material didático. A terceira preocupação foi: investir na formação integral do aluno, por isso se tornaram consultores do curso educadores físicos e nutricionistas. Um psicólogo foi contratado para ajudar os alunos a lidar com as pressões características dessa fase da vida.
O sucesso impressionante nos mais importantes vestibulares do país atraiu empreendedores de várias regiões. O professor Luiz Cláudio Jubilato, então, partiu para um desafio: mudar definitivamente a forma de ensinar redação. Acrescentou, então, disciplinas na área de ciências humanas: filosofia, sociologia e história da arte.
O Criar Redação foi pioneiro ao implantar uma folha de redação personalizada para que o aluno acompanhasse passo a passo a correção e percebesse com clareza as falhas que cometia. Depois de um curso na Unicamp, criou as apostilas de gêneros textuais e linguagens e códigos, para aprofundar ainda mais a capacidade de argumentar dos seus alunos. Também foi pioneiro ao implantar uma sala de computação para que o aluno conseguisse amadurecer a sua capacidade de analisar textos, usando um programa para computadores chamado Sherlock.
O Criar Redação justifica o seu nome se reinventando a cada ano, por isso expandiu suas fronteiras inicialmente para Ituverava, São Joaquim da Barra, Franca, Orlândia e Jaboticabal, sempre com o professor Luiz Cláudio Jubilato à frente.
Em 2003, já se desenhava o Criar Sitema de Ensino de Língua Portuguesa que, hoje, tornou-se a maior rede de franquias em seu segmento no país, com franquias em: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Guaxupé, Ituverava, Jaboticabal, Jaú, Monte Alto, Piracicaba, Pitangueiras, Rio Claro, São Carlos, S. J. da Barra, Sertãozinho.